Piaget entende o desenvolvimento individual como uma função de atividades múltiplas em seus aspectos de exercício, de experiência e de ação sistemáticos onde estes aspectos se coordenam, se autorregulam e se equilibram e dependem das circunstâncias, potencialidades e condições de cada indivíduo, gerando uma assimilação e acomodação e quando estes dois fatores sem desvios dissemos que o indivíduo está adaptado (em equilíbrio). Quais os estágios ou períodos do desenvolvimento segundo Piaget? a. sensório-motor (0 – 2 anos); · pré-operatório (2 – 11 anos); · operatório-concreto (8 – 11 anos) e · operatório-formal (8 – 14 anos). b. sensório-motor (0 – 2 anos); · pré-operatório (2 – 10 anos); · operatório-concreto (8 – 11 anos) e · operatório-formal (12 – 14 anos). c. sensório-motor (0 – 2 anos); · pré-operatório (2 – 7 a 8 anos); · operatório-concreto (8 – 11 anos) e · operatório-formal (12 – 14 anos). d. sensório-motor (12 – 2 anos); · pré-operatório (2 – 7 a 8 anos); · operatório-concreto (8 – 11 anos) e · operatório-formal (8 – 14 anos). e. sensório-motor (0 – 2 anos); · pré-operatório (2 – 7 a anos); · operatório-concreto (9 – 11 anos) e · operatório-formal (8 – 14 anos).
Respostas
Resposta: Letra C
Explicação:
Estágio sensório-motor (0 a 2 anos):
Nessa fase, as crianças aprendem testando seus próprios reflexos e movimentos, desenvolvendo a percepção do próprio corpo e dos objetos.
Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos):
Quando começam a dominar a linguagem e os nossos símbolos de comunicação, começam também a imitar, representar, imaginar e classificar.
Estágio operatório-concreto (7 a 11/12 anos):
O egocentrismo diminui e a criança passa a ter maior capacidade de se colocar no lugar do outro e entender conceitos morais de certo e errado por volta dos 7 anos.
Estágio operatório-formal (a partir de 12 anos):
Aqui, a capacidade cognitiva é muito próxima da dos adultos. O adolescente consegue fazer deduções e trabalhar com hipóteses mais elaboradas a partir do pensamento lógico e também do abstrato.
Os estágios ou períodos do desenvolvimento corretos segundo Piaget são os descritos na alternativa C "sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal". Segundo Piaget há uma maior probabilidade de um desequilíbrio entre assimilação e acomodação surgindo durante o período de transição entre eles.
Descrição dos estágios de desenvolvimento segundo Piaget
Idade 0 a 2 anos: Estágio sensório-motor:
As crianças desenvolvem sua percepção de seus próprios corpos e objetos ao longo desta fase testando seus reflexos e movimentos.
Estágio simbólico ou pré-operatório (2 a 7 anos):
Eles começam a copiar, retratar, imaginar e categorizar à medida que aprendem a usar a linguagem e nossos símbolos de comunicação.
Estágio de operatório concreto (7 a 11 ou 12 anos):
Por volta dos 7 anos, o egocentrismo diminui e a criança cresce mais bem equipada para compreender os conceitos morais de certo e errado e se colocar no lugar dos outros.
Estágio operatório formal (começando aos 12 anos):
Nesta situação, a capacidade cognitiva é bastante semelhante à dos adultos. Os adolescentes são capazes de tirar conclusões e desenvolver hipóteses mais complexas usando raciocínio lógico e abstrato.
Saiba mais sobre Piaget em: https://brainly.com.br/tarefa/45000813
#SPJ2