Nas células eucariontes, o DNA é empacotado diminuindo seu tamanho e facilitando o controle dos genes. Para esse processo, o DNA se associa a proteínas conhecidas como histonas e proteínas não histonas que auxiliam o enovelamento do DNA formando os cromossomos tal como conhecemos. Com relação ao empacotamento, analise as alternativas e assinale a correta.
Respostas
A alternativa correta é letra D, pois, a heterocromatina, apresenta genes inativos, dificultando o processo de transcrição em regiões não codificantes.
O que é heterocromatina?
A heterocromatina é uma região da cromatina que se encontra compactada, condensada, ao contrário da eucromatina que apresenta uma leve compactação. São regiões não codificantes onde estão presentes as células menos ativas. Por serem não codificantes, não participam do processo de transcrição e replicação do DNA.
A heterocromatina pode ser classificada em dois tipos, são elas:
- Constitutiva: Nesse tipo de heterocromatina é encontrado os cromossomos 1, 9, e 16;
- Facultativa: Nessa etapa são encontrados os cromossomos X inativos.
Complemento da pergunta:
A) Mais enovelados sendo caracterizado como eucromatina e dessa forma são inativos.
B) Menos enovelados sendo conhecidos como heterocromatina e essa compactação caracteriza a ativação de genes facilitando o processo de transcrição nessas regiões.
C) A associação com essas proteína não influência na característica de compactação da molécula de DNA. Mais enovelados sendo conhecidos como heterocromatina e essa compactação.
D) O caracteriza a inativação de genes pela dificuldade do processo
de transcrição ocorrer nessas regiões.
E) Menos enovelados sendo caracterizado como heterocromatina e dessa forma são ativos.
Saiba mais sobre heterocromatina aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20789953
#SPJ4