Quando os espanhóis chegaram ao Peru, em 1532, os incas já haviam estabelecido o seu domínio sobre o planalto e a planície costeira dos Andes. O império inca estendia-se desde Cusco até a Colômbia, ao norte; e até o Chile e a Argentina, ao sul. FAVRE, Henri. A Civilização Inca. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. (adaptado) Dentre outras iniciativas, o que o império andino citado no texto fez para manter o controle de seu território? A. Dividiu o reino em satrapias. B. Criou um regime político democrático. C. Construiu um amplo sistema de estradas. D. Estabeleceu o zoroastrismo como religião oficial
Respostas
Para manter o controle de seu imenso território, o império inca construiu uma vasta rede de estradas por onde os mensageiros do imperador podiam se deslocar rapidamente e assim os incas podiam se antecipar para se defender de possíveis invasores.
As Estradas do império Inca
O sistema de trilhas e estradas do império inca é chamada na língua nativa quíchua de qhapac ñan, que significa estrada principal ou caminho dos poderosos, e foram construídas em sua maioria pelo imperador Pachacutec durante o século XV.
Essa vasta rede de estradas faziam a ligação entre as principais cidades e vilarejos do império inca com a capital Cusco.
Esse sistema de trilhas e estradas construídas pelo império inca é uma prova da sofisticação da arquitetura Inca, isso porque elas foram construídas em um dos territórios mais difíceis e acidentados do mundo e cruzava a cordilheira dos Andes e os áridos desertos da costa oeste da América do Sul.
Este amplo sistema de estradas incas foram construídas com o propósito de manter a comunicação entre as diferentes regiões do vasto território do império, com isso era possível mobilizar exércitos com mais rapidez em caso de invasores.
Saiba mais sobre o império inca aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22595954
#SPJ1