Respostas
O acontecimento que marcou o fim da monarquia em Roma foi a deposição do rei Tarquínio "o Soberbo", pois ele queria realizar um governo absoluto sem o auxílio do senado. Portanto, o senado irá articular um golpe e após tomarem o poder irão banir a monarquia, instaurando uma república.
Fim da Monarquia em Roma
A monarquia romana iniciou-se em 753 a.C. e durou até 509 a.C.. A monarquia era governada por um rei com o auxílio do Senado, que apesar do rei governar, o Senado possuía uma forte consolidação e apoio da população.
Após o rei etrusco Tarquínio "O Soberbo" tentar governar sem o auxílio do Senado, tirando seus poderes políticos, os senadores irão articular um golpe e realizar a deposição do rei e o banimento da monarquia em prol da instauração de uma república.
Há teorias que o que motivou o golpe foi o abuso sexual por parte do rei etrusco de uma filha de um senador latino, chamada Lucrécia, e em decorrência desse abuso, ocasionou seu suicídio. Após o suicídio de Lucrécia, Tarquínio teria fugido da cidade, deixando o trono vazio, o que levou o Senado a banir a monarquia e tomar o poder.
Resto da Questão
Da sua fundação até o século VI a.c., Roma foi uma monarquia, estando o rei sob o controle do senado. Que acontecimentos desencadearam o fim do regime monárquico?
Saiba mais sobre "Fim da Monarquia Romana" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1068009
#SPJ4