A transição do feudalismo para o capitalismo aconteceu em um período de 300 anos e envolveu:
A) ( ) a criação do poder absoluto dos reis
B) ( ) a derrubada do poder absoluto dos reis
C) ( ) a formação dos países, da burguesia, o renascimento das cidades, o renascimento cultural, a reforma, o comércio etc.
D) ( ) as grandes navegações
Obs: pergunta do 2 ano de ensino médio
Respostas
Resposta: Letra B
Explicação: No sistema feudal não existia comércio, as relações eram à base de trocas de produtos, e toda produção era destinada ao sustento local.
As relações de trabalho se realizavam entre o senhor feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou camponês, que era subordinado ao senhor feudal.
O servo trabalhava na terra do senhor e pagava um “aluguel” pelo seu uso, além de trabalhar três dias por semana de graça para ele.
O servo devia gratidão ao senhor pelo trabalho e proteção, a essa relação de dependência e gratidão dá-se o nome de vassalagem. Nesse período não existia trabalho assalariado, o que resultava numa dependência social entre senhor e servo.
No capitalismo as relações de produção e trabalho possuem características opostas ao feudalismo. O sistema capitalista deixa explícita a função do dono dos meios de produção e do trabalhador que vende sua força de trabalho, outra característica fundamental do capitalismo é a incessante busca pelo aumento da produção, a busca de novos mercados consumidores e a busca de lucros.