a instabilidade política no país, ao longo dos períodos mencionados, foi decorrente da(s) (a) disputas entre as tendências unitarista e federalista. (b) tensão entre as forças do exército e marinha nacional. (c) dinâmicas demográficas nas fronteiras amazônica e platina. (d) extensão do direito de voto aos estrangeiros e ex-escravos. (e) reivindicações da ex-metrópole nas esferas comercial e diplomática.
Respostas
A crise econômica, a derrota na Guerra da Cisplatina e a Noite das Garrafadas, levaram ao descontentamento do povo para com o reinado de D. Pedro I. Identificamos a alternativa correta como a letra A) Disputas entre as tendências unitarista e federalista.
Abdicação de D. Pedro I
A abdicação de D. Pedro I, em 1831, deixa o Brasil numa situação de instabilidade política. Visto que o herdeiro ao trono, D. Pedro II, era menor de idade, o país ficou sendo governado por regentes, até D. Pedro atingir a maioridade.
O Período Regencial ficou marcado pelas instabilidades sentidas no poder. Por um lado, os defensores unitaristas, almejavam a centralização do poder. Por outro lado, os grupos federalistas, defendiam a divisão do poder do país mediante os seus estados, conferindo autonomia nas suas decisões políticas.
Segue em seguida o complemento da questão.
Depois da Independência, em 1822, o país enfrentaria problemas que com frequência emergiram durante a formação dos Estados nacionais da América Latina.
Em muitas regiões do Brasil, essas divergências foram acompanhadas de revoltas, inclusive contra o imperador D. Pedro I. Com a abdicação deste, em 1831, o país atravessaria tempos ainda mais turbulentos sob o regime regencial.
Entenda mais sobre revoltas no Período Regencial aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11416654
#SPJ4