Polícia cerca prédio com índios no rio liminar que garantia posse do imóvel de 1862 aos indígenas foi cassada; governo quer demoli-lo para fazer estacionamento e instalações da copa. O batalhão de choque da polícia militar do rio cercou na madrugada de ontem o prédio do antigo museu do índio, no maracanã, zona norte da cidade, para garantir a reintegração de posse do imóvel de 1862, onde vivem 23 famílias, a maioria de índios guajajaras. O clima foi de tensão durante o dia. [. ] disponível em: pib. Socioambiental. Org. Acesso em: 7 jun. 2017. A notícia acima tem um título ambíguo. Para eliminar a ambiguidade, o título do texto seria escrito na seguinte forma: a) prédio no rio é cercado com índios pela polícia. B) prédio no rio é cercado pela polícia com índios. C) prédio da polícia é cercado por índios no rio. D) prédio é cercado com índios pela polícia no rio. E) prédio com índios é cercado pela polícia no rio
Respostas
respondido por:
1
A manchete da notícia em questão diz “Polícia cerca prédio com índios no Rio” o que gera uma situação de ambiguidade, pois existem dois sentidos possíveis para essa frase sendo eles:
- 1 - A polícia cercou o prédio usando Índios
- 2 - A polícia militar cercou o prédio ocupado pelos Índios
Com isso, a fim de resolver essa questão de ambiguidade, devemos escolher a
- alternativa E: O prédio com índios é cercado pela polícia no rio.
De modo que nessa formulação fica claro o que está sendo dito
O que é Ambiguidade:
A ambiguidade reúne mais de uma interpretação possível, para uma mesma frase, elas podem gerar um desentendimento no discurso, por essa razão devem ser evitadas em discursos formais.
Porém, esse recurso é bastante usado em textos poéticos, dado que consegue fornecer uma maior expressividade ao texto.
Leia mais sobre Ambiguidade em: https://brainly.com.br/tarefa/46753302
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás