Somos seres complexos que nos formamos pela interação entre indivíduo e ambiente dentro de distintos contextos. "a forma como se estruturam as interações entre um determinado indivíduo e seu contexto, entre um estágio de vida e outro e o modo como os elos do funcionamento psicológico são estabelecidos entre os estágios tecem uma trajetória específica de influências, de modo que podemos traçar um mapa, por exemplo, das trajetórias intelectual, social e afetiva de cada um" (ASPESI et. Al, in: DESSEN; JUNIOR, 2005, p. 24). A partir da concepção formulada acima assinale a alternativa que identifique corretamente as possíveis influencias sobre o desenvolvimento humano de acordo com a teoria bioecológica proposta por Bronfenbrenner (2005). ) Selecione uma alternativa: a) Tempo histórico (cronossistema); valores culturais e sociais (macrossistema); ambientes indiretos (exossistemas); interligação de ambientes (mesossistema); ambientes imediatos (microssistema); e indivíduo. B) Idade cronológica (cronossistema); conjunto de ambientes (macrossistema); ambientes indiretos (exossistemas); ambientes neutros (mesossistema); ambientes imediatos (microssistema); e indivíduo. C) Idade biológica (cronossistema); valores culturais e sociais (macrossistema); ambientes externos (exossistemas); ambientes conjuntos (mesossistema); ambientes internos (microssistema); e indivíduo. D) Tempo de vida (cronossistema); ambientes indiretos e diretos (macrossistema); ambientes indiretos (exossistemas); ambientes diretos (mesossistema); sistemas biológicos internos (microssistema); e indivíduo. E) Tempo de desenvolvimento (cronossistema); mundo (macrossistema); ambientes indiretos (exossistemas); ambientes diretos (mesossistema); fatores extrínsecos (microssistema); e indivíduo
Respostas
Somos uma construção interativa dependente do ambiente externo, do contexto e da necessidade social, assim como nos indica a alternativa B.
Desenvolver-se demanda diversas interações
As interações que necessitamos partem de coisas básicas que simplesmente irão acontecer, como a idade cronológica, pois com ela, iremos adquirir tamanho, desenvolvimento de sistemas importantes, como uma melhor memória com o desenvolvimento do hipocampo, por exemplo.
Nosso conjunto de ambientes (macrossistema) nos eliciará estímulos nos ensinando coisas que começaremos a generalizar, depois especificar. Assim, podemos conviver no mundo sem descobrir tudo a todo momento. Com o tempo, nossas categorias gerais se expandem, tornando nosso saber maior, conforme nos comportamos em novos ambientes.
Os ambientes indiretos (exossistema) tem efeito indireto no resultado do desenvolvimento de um indivíduo, constitui cenário da participação de outras pessoas que fazem parte do ambiente deste mesmo indivíduo e embora o individuo não faça parte deste ambiente, é afetado. Como exemplo, o local de trabalho dos pais
Os ambientes neutros (mesossistema) inclui o conjunto de microssistemas em que o individuo faz parte e descreve as inter-relações entre eles. Por exemplo, a família com a instituição de educação infantil e a relação família-escola, visto que a participação precisa acontecer.
Os ambientes imediatos (microssistema) é o ambiente imediato em que a criança vive. Neste sistema, a reciprocidade, o equilíbrio de poder e o afeto são características fundamentais das relações estabelecidas. São as bases da vida social, uma vez que afetos e relações de poder moldam as características de relações humanas.
E a forma com a qual o indivíduo vai responder e organizar tudo isso, pois embora sejamos membros de uma mesma sociedade, nós aprendemos do mesmo ambiente de maneira diferente, o que nos torna subjetivos e únicos em nós mesmos.
Para sabermos mais sobre Bronfenbrenner e as relações ambientais, podemos ler: https://brainly.com.br/tarefa/52096156
#SPJ4