A síntese da amônia tornou-se um processo de extrema importância para a indústria devido à crescente necessidade de suprir a demanda por fertilizantes nitrogenados, produto cada vez mais utilizado nas práticas agrícolas. Sua produção é feita por um processo químico conhecido como haber-bosch, que transforma o nitrogênio do ar em amônia sob ação de catalisador, alta pressão e alta temperatura. Essa reação é exotérmica, catalisada com o ferro. A equação química do processo está representada a seguir: \mathrm n_{2} \ ( \mathrm g)\ + 3\ \mathrm h_{2} \ (\mathrm g) \rightleftharpoons 2\ \mathrm n \mathrm h_{3} \ (\mathrm g) cardoso, a. A. ; machado, c. M. D. ; pereira, e. A. Biocombustível, o mito do combustível limpo. Química nova na escola, n. 28, maio 2008 (adaptado). Para favorecer a formação de amônia, é preciso a) diminuir a pressão do sistema. B) aumentar a pressão do sistema. C) aumentar a temperatura do sistema. D) diminuir a concentração de reagentes. E) aumentar a concentração de produtos
Respostas
respondido por:
1
Para favorecer a formação de amônia, é preciso aumentar a pressão do sistema.
Resposta: Letra B.
Síntese da amônia
A síntese de amônia é a produção de amônia a partir de uma combinação de hidrogênio e nitrogênio. Grande parte da amônia produzida é usada como fertilizante, embora possa ser usada para outros fins, como fazer explosivos.
A atmosfera está cheia de nitrogênio, mas é inativa e geralmente não combina com outros elementos.
A estratégia básica para a produção de amônia NH₃ é combinar hidrogênio H₂ com nitrogênio N₂ em alta temperatura e pressão. Quimicamente, esta é uma reação difícil, então é necessário um reagente para acelerar o processo.
Para mais informações sobre a síntese de amônia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/48747161
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás