Por meio do inventário físico, segundo Correia (2009), confirmamos a localização e atribuição da carga de cada material permanente permitindo a atualização dos registros dos bens permanentes, bem como, o levantamento da situação dos equipamentos e materiais em uso, apurando a ocorrência de dano, extravio ou qualquer outra irregularidade além de verificar as necessidades de manutenção e reparo e constatação de possíveis ociosidades de bens móveis, possibilitando maior racionalização e minimização de custos.
BIAZON, Victor Vinicius; VALENÇA, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018. Reimpresso 2021.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. O inventário pode ser realizado pela administração por amostragem, sem a necessidade de conferência in loco.
II. A realização de inventário anual é obrigatória e permite ao gestor melhor utilização dos bens.
III. É dispensável a realização de inventário para bens que estejam danificados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III
Explicação:
Resposta: Alternativa 1: II, apenas
Explicação: I. O inventário pode ser realizado pela administração por amostragem, sem a necessidade de conferência in loco. Errada, inventário serve para confirmar a localização e atribuição de cada material permanente, deve ser in loco para saber local e condição do material
II. A realização de inventário anual é obrigatória e permite ao gestor melhor utilização dos bens. Correta, com a finalidade de comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada Unidade Gestora, existente em 31 de dezembro
III. É dispensável a realização de inventário para bens que estejam danificados. Errada, o levantamento da situação dos equipamentos e materiais em uso, apurando a ocorrência de dano, extravio ou qualquer outra irregularidade além de verificar as necessidades de manutenção e reparo e constatação de possíveis ociosidades de bens móveis, possibilitando maior racionalização e minimização de custos.