A partir das informações do texto, também com base nos artigos científicos disponíveis e na palestra ministrada, avalie as afirmações a seguir a respeito dos aspectos a serem considerados pelas práticas integrativas e complementares como recurso terapêutico:
Respostas
As práticas de saúde integrativas e complementares abordam uma gama de recursos terapêuticos destinados a prevenir surtos de doenças, restaurar a saúde por meio de modalidades terapêuticas e integrar todo o ser humano. Portanto, as únicas alternativas corretas estão na alternativa 5 - I, II e IV.
Práticas de saúde integrativas e complementares
A alternativa III é falsa. O uso de suplementos nutricionais que não contenham vitaminas e minerais não é permitido no âmbito das práticas integrativas e complementares de saúde.
Atualmente, a Terapia Complementar Integrativa visa induzir a liberação de neurotransmissores e outras substâncias envolvidas na resposta para promover alívio da dor, restauração da função orgânica e modulação imunológica.
A Prática Complementar Integrativa inclui uma variedade de técnicas que geralmente são muito diferentes da prática convencional para auxiliar o processo de cura e controlar os sintomas.
Por exemplo, a acupuntura pode ajudar a reduzir a dor e suas sequelas, principalmente as nervosas.
Complemento da questão:
I. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) tornaram-se um tema de grande relevância nos países de baixa renda para a área de atenção à família e abrangem a regulamentação das políticas públicas de promoção da saúde.
II. Ao discutir a contribuição das racionalidades médicas vitalistas e outras PICS para a promoção da saúde, uma característica comum a várias delas é que carregam um conceito positivo de saúde, associado a um holismo com foco no indivíduo.
III. Em relação ao mercado, as PICS não incluem produtos em seu portfólio. Um exemplo são os suplementos dietéticos não vitamínicos e não minerais, que erroneamente são considerados inclusos nas práticas e acabam confundindo alguns profissionais da saúde e do bem-estar.
IV. As medicinas tradicionais, complementares e integrativas são discutidas há décadas no campo da pesquisa científica, e o assunto é cada vez mais presente e relevante. Seu uso é grande nos países de alta renda, há crescimento exponencial do assunto em pesquisas científicas e há sua progressiva institucionalização nos serviços públicos e privados de saúde.
Alternativas:
Alternativa 1: I e III, apenas.
Alternativa 2: II e IV, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e IV, apenas.
Leia mais sobre práticas de saúde integrativas e complementares em: https://brainly.com.br/tarefa/19033649
#SPJ4