A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. Assim, a consciência fonológica refere-se tanto à consciência de que a fala pode ser segmentada quanto à habilidade de manipular tais segmentos, e se desenvolve gradualmente à medida que a criança vai tomando consciência do sistema sonoro da língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A consciência fonológica não tem importância no desenvolvimento da escrita PORQUE II. A consciência fonológica se refere a noção de que a fala é fragmentada e há a possibilidade de se manipular tais segmentos, levando a criança a tomar consciência do sistema sonoro da língua. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
Respostas
Considerando as informações contidas no enunciado, bem como os conceitos acerca do tema Consciência Fonológica, podemos afirmar que a resposta correta está na letra C, ou seja, I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
Sobre a consciência fonológica
A consciência fonológica consiste em perceber os sons da fala e manipulá-los, compreendendo, assim, que a linguagem falada é formada por várias estruturas fonéticas.
Essa habilidade tem início de forma inconsciente, quando as crianças começam a reproduzir o que as pessoas ao seu redor falam. E, ao decorrer do tempo, para que tal habilidade se desenvolva, precisa ser incentivada de modo formal na escola.
É de suma importância que as pessoas que trabalham com educação infantil e alfabetização aprendam o que vem a ser consciência fonológica, já que essa habilidade é extremamente importante para o processo de aprendizagem de escrita e leitura.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Saiba mais sobre consciência fonológica em brainly.com.br/tarefa/22791021
#SPJ4