Em um de seus discursos, o presidente juscelino kubitschek afirmou: "o puro, o nobre e inteligente nacionalismo não se confunde com xenofobia. Da mesma maneira que a independência política de uma nação não significa animosidade contra os estrangeiros, nem a recusa aos intercâmbios econômicos ou relações financeiras com os países mais ricos ou mais favorecidos em valores econômicos". Cardoso, miriam limoeiro. Ideologia do desenvolvimento. Rio de janeiro: paz e terra, 1977. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período jk, é correto afirmar que a o discurso nacionalista sob a ótica desenvolvimentista de jk possuía conteúdo semelhante àquele estabelecido na era vargas: ambos minimizaram a importância do capital externo. B a ideologia do "desenvolvimentismo" no período jk assumiu a entrada de capitais estrangeiros no país como um recurso legítimo que expressava o verdadeiro patriotismo. C o "desenvolvimentismo" do período jk objetivou a consolidação da vocação agrícola da economia brasileira, promovendo a marcha para o oeste, política que alavancou a agricultura de exportação. D para a indústria brasileira, que passava por uma fase de retração, o "desenvolvimentismo" de jk foi pernicioso, pois propunha um nacionalismo xenófobo. E o plano de metas, programa de governo do então candidato jk, colocado em prática logo após sua eleição, visava primordialmente ao desenvolvimento da agricultura de exportação, instituindo, para esse fim, o confisco cambial
Respostas
Juscelino Kubitcheck foi um dos presidentes brasileiros cujo mandato ficou marcado por grandes investimentos em áreas estratégicas. Sendo assim, podemos afirmar que a ideologia do "desenvolvimentismo" no período jk assumiu a entrada de capitais estrangeiros no país como um recurso legítimo que expressava o verdadeiro patriotismo. (Letra B)
O desenvolvimentismo no período JK:
JK objetivou grande investimentos em transporte, produção de energia e indústrias de base, na esperança de promover o crescimento econômico do país. Seu lema era desenvolver 50 anos em 5.
Além disso, Juscelino Kubitcheck fez claro apelo ao investimento estrangeiro em nossa economia. Para tornar o investimento estrangeiro mais atraente, ele estipulou taxas em níveis que não haviam sido vistos ainda.
Um de seus meiores feitos como presidente foi a construção da nova capital, Brasília.
Aprenda mais sobre JK em: https://brainly.com.br/tarefa/32641197
#SPJ4