• Matéria: Biologia
  • Autor: enzinhofraga12
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Qual a diferença entre a derme e a epiderme?

2-O que tem entre a epiderme e a derme?

3-Qual é a camada mais profunda da pele?

4-Defina :
a)Plasma
b)Hemácias

5-A epiderme , porção superficial da pele , pode ser divididas em varias camadas. Identifique-as

Respostas

respondido por: lucianofortona
0

Resposta:

A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por diversas funções essenciais ao seu funcionamento. É esse órgão que nos ajuda a não perder água demasiadamente, além de evitar a penetração de diversos patógenos e proteger contra a radiação. Vale lembrar que é na pele que se encontram os receptores de frio, calor, pressão, entre outros. Sendo assim, ela também é responsável pela percepção de alguns estímulos.

Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme. Nele estão presentes células mortas, com grande quantidade de queratina, que se descamam continuamente. A espessura do estrato córneo é determinada de acordo com o estímulo que recebe. A sola dos pés, por exemplo, apresenta uma maior camada quando comparada com a região da barriga. Os calos são resultados do estímulo constante dessa região da epiderme.

Após o estrato córneo, está o estrato lúcido. Em locais onde a pele é mais fina, pouco espessada, não é possível verificar essa camada. Essa região detém células mortas ou em fase de degeneração. Geralmente, essas células são anucleadas e achatadas.

Logo abaixo ao estrato lúcido, encontramos o estrato granuloso, camada formada por células que acumulam grânulos. Essas estruturas no interior da célula são as substâncias precursoras da queratina.

Em sequência, há o estrato espinhoso, que apresenta células de forma poliédrica. Essas células são unidas em virtude da presença de projeções citoplasmáticas, da grande quantidade de desmossomos e de uma substância encontrada entre as células que é formada principalmente por glicoproteínas e lipoproteínas.

Explicação:

Perguntas similares