Robert Sternberg desenvolveu a Teoria Triádica da Inteligência. Segundo este pesquisador, os testes de QI não são válidos para medir o tipo de inteligência exigida para o sucesso no mundo real, como, por exemplo, para a carreira profissional de uma pessoa. Para Sternberg, o comportamento inteligente é muito amplo, não sendo passível de ser medido da forma tradicional.Ele argumenta que a pessoa pode ser inteligente de três formas. Assinale a alternativa que corresponde às três formas estudadas pelo autor. I. Inteligência analítica. II. Inteligência criativa. III. Inteligência social. IV. Inteligência adaptativa. V. Inteligência prática. I, III e V. II, III e IV. I, II e V. I, II e IV. III, IV e V.
Respostas
respondido por:
0
A teoria triádica descreve a relação da inteligência com as três dimensões da pessoa, áreas que o autor chama de subteorias. Portanto, a resposta correta é I, II e V.
A teoria de Sternberg
A teoria de Sternberg propõe três tipos de inteligência: analítica, criativa e prática. Cada um desses tipos compõe três subteorias parciais que se complementam: componencial, experiencial e contextual. Eles descreveram abaixo:
- A subteoria componencial tem a ver com o mundo interno do indivíduo, com o pensamento analítico e acadêmico. Pesquise, planeje e execute.
- A subteoria experiencial explica sua relação com o mundo externo, a maneira como você lida com sua experiência em situações cotidianas, seu pensamento criativo. Procure originalidade e inovação.
- A subteoria contextual refere-se à maneira como o indivíduo se move em seu ambiente, ao pensamento prático (street-smart), adaptativo e bem-sucedido. Envolve a resolução de problemas.
Portanto, a resposta é I, II e V.
Você pode ler mais sobre a teoria de Sternberg no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/13249091
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás