Conforme pode ser percebido por meio dos dados acima, pelo menos 89,3 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas. Entre elas estão quase 27,1 milhões de refugiados, cerca de metade dos quais têm menos de 18 anos. Há também milhões de apátridas, pessoas a quem foi negada a nacionalidade e que não têm acesso a direitos básicos como educação, saúde, emprego e liberdade de movimento. Numa época em que 1 em cada 88 pessoas na Terra foi forçada a se deslocar, o debate sobre os refugiados faz-se essencial quando se busca a garantia dos direitos humanos em escala mundial. Sobre esta temática, marque a alternativa correta. Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a liberdade de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. Pode-se afirmar que a globalização contribui para a diminuição do número de refugiados no mundo, uma vez que permite a queda das fronteiras e a liberdade de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite a queda das fronteiras e a liberdade de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. Pode-se afirmar que a globalização contribui para a diminuição do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a restrição de locomoção nas diferentes partes da aldeia global. Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a restrição de locomoção nas diferentes partes da aldeia global.
Respostas
Resposta:
IV - Beneficia-se da globalização todos aqueles que podem consumir e se movimentar de maneira livre.
Explicação:
corrigida no AVA
Pode-se afirmar que a globalização contribui para o aumento do número de refugiados no mundo, uma vez que permite o fortalecimento das fronteiras e a restrição de locomoção nas diferentes partes da aldeia global.
A história dos refugiados acompanha o desenvolvimento da globalização. Uma das comprovações é a flexibilização das fronteiras e a maior liberdade de locomoção na aldeia global. Portanto, a alternativa certa é a C.
Refugiados e globalização
Com o advento da globalização verificou-se a existência de fluxos internacionais de pessoas. Vários motivos podem-se observar:
- Étnico
- Político
- Religioso
Quando analisamos esses dois aspectos (refugiados e globalização) duas elementos são analisados: identidade e estado-nação. O primeiro refere-se a fatores culturais, simbólicos e valores comuns. A globalização nos impulsiona a viver o multiculturalismo.
O estado-nação é uma construção coletiva a partir elementos culturais partilhados e que se transformam em um conjunto de leis e sistema jurídico que controlará o sujeito num determinado território definido pelas suas fronteiras.
Ao proporcionar as trocas culturais e sociais, o mundo global verificou uma certa frequência o fluxo de pessoas entre os paíse. A presença de refugiados descentraliza o conceito de estado-nação e a imagem coletiva nacional. Outro ponto fundamental é que a crise dos refugiados desorganiza o estado e o obriga a refletir a alteridade.
Sobre refugiados: https://brainly.com.br/tarefa/28697423
#SPJ2