analise o comportamento violento do coronel na noite em que morreu na sua opinião, ele estava conciente do que fazia ? o que o enfermeiro observa a esse respeito?
Respostas
Não, o coronel do conto O enfermeiro, de Machado de Assis, provavelmente não estava consciente de seu comportamento violento na noite de sua morte, visto que suas atitudes relatadas descrevem alguém em agonia devido à enfermidade constatada.
O enfermeiro Procópio observou que o coronel tomava tais atitudes violentas por vontade própria, ou seja, de propósito, revelando seu despreparo quanto ao cuidado com o paciente.
Análise do conto O enfermeiro, de Machado de Assis
O conto machadiano descreve que o denominado enfermeiro Procópio estudava por conta, ou seja, não teve seus estudos formalizados, portanto, não é possível descrevê-lo como competente em sua atuação, visto que reagia mal aos atos de violência do paciente que o agredia verbal e fisicamente, excedendo-se e, posteriormente, causando sua morte.
Segue um trecho do conto em estudo:
Acordei aos gritos do coronel, e levantei-me estremunhado. Ele, que parecia delirar, continuou nos mesmos gritos, e acabou por lançar mão da moringa e arremessá-la contra mim. Não tive tempo de desviar-me; a moringa bateu-me na face esquerda, e tal foi a dor que não vi mais nada; atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e esganei-o. Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me ouviu. Voltei à cama, agitei-o para chamá-lo à vida, era tarde; arrebentara o aneurisma, e o coronel morreu.
Aprenda mais sobre outras obras de Machado de Assis: brainly.com.br/tarefa/9444897
#SPJ1