Leia o fragmento do texto e depois responda a a questão abaixo "(...) Alexander Rodchenko e o Construtivismo Russo Até o ano de 1921, o povo russo foi assolado por um estado de guerra civil, marcado por desapropriações de terras, falta de trabalho e alimentos, uma economia dilacerada e o saldo de 22 milhões de mortos (ZERWES, 2008). A Revolução Russa de outubro de 1917 destituiu uma monarquia absolutista e levou ao poder estatal o Partido Bolchevique, ou Partido Comunista, com Lênin à sua frente. A partir daquele momento, assim como os políticos que promoviam uma mudança social inédita, a vanguarda artística local passou a cooperar com o novo regime, sob o lema construir (CURTIS, 2011). A União de Trabalhadores da Arte russa dividiu-se em duas facções: uma delas, ligada à Academia Imperial de Artes, de tendência direitista e conservadora, defendia a separação entre os campos das artes e da política, e a manutenção dos padrões artísticos tradicionais (pintura em tela e cavalete, escultura, etc.) e a representação visual respeitando uma estética mais realista. Já a facção de esquerda, seguindo a renovação radical na dimensão política, buscava uma renovação cultural mais completa, com um rompimento com a estética anterior e o comprometimento social e engajamento político da arte. Em 1923 os últimos fundaram o LEF (Fronte Esquerdo das Artes). A arte passou a ser gerida pelo Estado Soviético, e Vladimir Tatlin, El Lissitzky, Vladimir Maiakovski, Kazimir Malevich e Alexander Rodchenko foram alguns dos grandes nomes do LEF que, com sua arte e poesia, abraçaram a causa bolchevique e colaboraram com a construção do governo socialista russo (ZERWES, 2008). Também chamados de produtivistas socialistas, antes que artistas eles preferiam ser considerados trabalhadores, cientistas ou engenheiros, por se afastarem cada vez mais das categorias artísticas tradicionais (DEMPSEY, 2003). “Em 1919, iniciou-se uma imensa campanha de agitação política por meio de cartazes, boletins de informação, etc., os quais fizeram uso da linguagem experimental da vanguarda artística e literária” (CURTIS, 2011, p.29). O fotógrafo Alexander Rodchenko foi um dos fundadores do movimento do Construtivismo Russo. Suas imagens engajadas influenciam até hoje o olhar de fotógrafos documentais. A imagem abaixo apresenta a capa de um número da revista LEF, projetada e coeditada por Alexandre Rodchenko. Com base nisso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A adoção de uma paleta de cores restrita é coerente com o contexto econômico e político no qual foi produzida. as cores vermelho e azul se "equilibram" na composição. II. O leiaute da imagem abaixo usa letras na parte inferior da composição . isso cria um maior destaque para a parte superior e para o numero da edição.
III. O uso narrativo das imagens sugere a destruição do movimento comunista. É CORRETO somente o que se afirma em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
RESPOSTA:OKGSDDH
Explicação:A
ferreiramoyses2007:
A? I?
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