• Matéria: ENEM
  • Autor: jvalbuquerque01
  • Perguntado 3 anos atrás

Segue abaixo minha redação, dissertativa-argumentativa, como o tema - DESAFIOS PARA COMBATER OS PRECONCEITOS NO FUTEBOL BRASILEIRO -, descrita na imagem em anexo.


Estou treinando para o ENEM, gostaria que pudessem dar dicas, corrigir ou até mesmo criticar minhas habilidades. Obrigado.


REDAÇÃO:


Em Campinas, cidade de São Paulo, no dia 11 de agosto de 1910 era fundado o clube Ponte Preta o primeiro time oficial do Brasil, ademais o pioneiro no combate do racismo no futebol brasileiro sendo a equipe que introduziu os negros nos campos de futebol.


Nessa problemática, um dos casos mais absurdos do futebol, na conjuntura de 2014 no decorrer de uma partida pelo Barcelona o jogador Daniel Alves foi alvo dos torcedores rivais de racismo que atiraram bananas contra o jogador, com intuito de afirmar uma correlação entre um macaco e Daniel. O mesmo como réplica come a banana que foi jogada.


Outrossim, em decorrência do ato criminoso o movimento chamado – Somos Todos Macacos – emergiu defendendo a dignidade, respeito e imagem de todos os jogadores negros do futebol brasileiro. Sob essa ótica, tamanha repercussão do caso, inúmeros jogadores, atores e figuras públicas tais como Neymar, Luciano Hulk e a presidente Dilma respectivamente, uniram-se pela causa.


Fica evidente, portanto, a necessidade de mitigar o preconceito racial no futebol brasileiro. Cabe as associações atléticas, sócios e o Governo promover campanhas de conscientização sobre tal ato antiético e anti-humano, amparados por leis rígidas contra esse implausível crime.

Anexos:

Respostas

respondido por: geloimdabahia
3

Olá!

Bom, para fazer uma redação do estilo dissertativa-argumentativa, deve-se obedecer 5 competências básicas que eu creio que você saiba as mesmas.

Aqui vai:

1°) Traga um repertório sociocultural, uma frase famosa, uma frase de um livro, um referência a um filme, um artigo da constituição ou outro. → Dica.

2°) Desenvolva melhor seu último parágrafo (estou tratando da proposta de intervenção), pois, dentre os 5 elementos dela (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento), você poderia detalhar o meio/modo de como seriam promovidas essas campanhas e finalidade também, além disso, caso queira, coloque mais um agente, (como a mídia, população, CBF ou outros).  → Competência 5.

3°) Utilize melhor os conectivos intra-parágrafos (no entanto, embora, concomitantemente e outros) e inter-parágrafos (A priori, Em suma, no tanto, entretanto e outros). → Competência 4.

Então é isso, não vou citar a competência 1, pois eu não sou formado em letras para lhe aconselhar a respeito disso, mas releia sua redação que você pode encontrar algum.

Que você tire 1000 na redação do ENEM!

Bons estudos.

Espero ter ajudado❤.


geloimdabahia: Me desculpe por ter demorado, não sou muito ativo no brainly, mas me vi em necessidade de lhe responder.
jvalbuquerque01: Sem problemas meu caro, obrigado pelas dicas e eu realmente sinto uma carência em referências como frases famosas, pessoas importantes e afins. Sobre a proposta de intervenção é a competência mais complexa pois exige um papel ativo do candidato e eu já estava limite de linhas tmb para escrever essa redação por isso ela ficou bem enxuta kakaka mas muito obrigado.
geloimdabahia: De nada! Espero que tenha entendido, embora eu também esteja treinando para o ENEM
jvalbuquerque01: Boa sorte para nós.
geloimdabahia: Igualmente.
respondido por: rebeccapearson
0

Para escrever uma redação dissertativa-argumentativa sobre Desafios para combater os preconceitos no futebol brasileiro, que significa ser um texto em que se defende um ponto de vista dando argumentos, é necessário saber que existem características especificas a serem seguidas. Algumas delas são: a presença da tese, ou seja, um ponto de vista, que vem geralmente no primeiro parágrafo; desenvolvimento do texto com argumentos (separados em mais ou menos três parágrafos) que irão comprovar a tese; conclusão do texto com possíveis soluções para os problemas descritos. Algo extremamente importante é: não escrever o texto em primeira pessoa.

Como estruturar uma redação dissertativa-argumentativa

O texto dissertativo-argumentativo terá que ser dividido em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Na introdução, o texto deverá conter duas partes essenciais, que são: apresentar o tema e explicitar a tese (o ponto de vista). Ou seja, aqui o leitor já terá noção da ideia que será proposta a seguir. Na maioria das vezes esta parte é feita em um parágrafo.

No desenvolvimento, que geralmente contém três parágrafos, a ideia apresentada na tese deve ser argumentada com dados, porcentagens, fatos, provas, citações, consequentemente tudo que possa fortalecer o que foi apresentado.

Na conclusão, o que se espera é que se resuma o que foi escrito antes sobre os argumentos repetindo a tese, para, depois, poder concluir o texto, fechando com possíveis soluções detalhadas para os problemas propostos.

Dicas para se escrever uma redação dissertativa-argumentativa

  • Introduza o tema corretamente, ou seja, aqui a coerência e coesão andam de mãos dadas para que a ideia principal seja apresentada de maneira clara.
  • Filtre primeiramente os argumentos escolhidos. Após isto, selecione os melhores para compor os próximos parágrafos.
  • Escreva um texto objetivo, logo, não enrole, seja claro e objetivo expondo os pontos.
  • Esteja atento a norma padrão da língua portuguesa: um texto sem erros fica mais fácil de ser lido.
  • Revisar e editar são etapas super importantes para encontrar erros, conectar as ideias e, logo após, ligar todos os parágrafos.

Um resumo sobre os preconceitos no futebol

Atualmente tem-se visto, infelizmente, muitos preconceitos relacionados com o futebol. Dois preconceitos relacionados são: racismo e homofobia. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou uma comissão permanente para discutir medidas para combater o racismo e outras formas de violência. Esta comissão foi oficializada pelo presidente Ednaldo Rodrigues. Ela conta com 46 membros, que são representados por instituições como a Fifa, Conmebol, federações brasileiras de futebol e o Ministério Público.

Em 2022, os casos de discriminação racial bateram recordes: até o momento, mais de 70 casos foram denunciados por jogadores brasileiros. De todas as denúncias apresentadas até outubro de 2022, 15% aconteceram em competições sul-americanas. O resto aconteceu em competições nacionais.

Entenda mais sobre redação dissertativa-argumentativa em: https://brainly.com.br/tarefa/5780009

Entenda mais sobre preconceitos no futebol em: https://brainly.com.br/tarefa/53931125

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares