O período republicano inicia uma nova fase na dinâmica entre sociedade civil e Estado, já que se consolida a constituição do Brasil como Estado-nação, e novas práticas de atenção à saúde pública são instituídas. Embora ainda não se constitua como um direito social, há o delineamento de políticas específicas para a saúde e a designação de órgãos de controle e pesquisa das situações-problema enfrentadas pelo país.
Na transição do século XIX para o XX, o médico Oswaldo Cruz constitui um novo sistema de práticas de atenção à saúde, baseado em:
Respostas
respondido por:
1
Resposta: CONTROLE E ERRADICAÇÃO DE EPIDEMIAS
Explicação:
Nas primeiras décadas do período republicano, o Brasil enfrenta sérias epidemias com alto índice de mortalidade, especialmente na então capital federal, o Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz lança mão de práticas extremas e rígidas para atingir o controle e a erradicação de epidemias, especialmente da malária, da febre amarela, da cólera e da varíola. Essas práticas se baseavam na melhoria das condições sanitárias da cidade, especialmente na imunização da população pela vacinação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,..,,.,