1. A imagem (Tecelãs, Rosana Paulino) mostra um detalhe da instalação Tecelãs, da artista plástica Rosana Paulino. A obra é composta de diversos seres humanos nascendo de casulos. Com base nessa metáfora, quais aspectos da constituição do sujeito moderno são obstáculos à emancipação humana?
2. Qual é a importância do autoconhecimento e da crítica social para que o sujeito social possa se descobrir como alguém em busca da emancipação e liberdade?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1) Rotina de trabalho e a docilização dos corpos são características do sujeito moderno que se apresentam como empecilhos para a emancipação do ser humano.
2) O sujeito que critica e questiona abre portas para novos conhecimentos, o que inclusive pode ajudar na construção do autoconhecimento, que também é importante por ser a capacidade do ser humano de entender seus limites e potencialidades.
O modo de vida moderno e a construção do sujeito
O chamado modo de vida moderno é um produto do duplo processo industrialização-urbanização. Para que um novo modelo de reprodução econômica fosse adotado, era necessário não apenas construir as fábricas e cidades, mas também o sujeito adequado para viver nesses locais, e que aceitasse se submeter a determinadas condições de trabalho e sociabilidades.
A vida nas cidades moldou o ser humano a viver em espaços reduzidos, enquanto o trabalho alienado não permite distrações e limita movimentos corporais, adaptando o sujeito à rotina e movimentação das máquinas industriais.
Essa alienação do trabalho e da vida pessoal só pode ser superada através da crítica social, onde o autoconhecimento é a sabedoria de reconhecer sua posição no mundo, o que pode auxiliar no caminho da emancipação humana.
Para saber mais sobre modernidade, acesse; https://brainly.com.br/tarefa/38328731
#SPJ1