Qual é a importancia da previsao do tempo? No mínimo 25 linhas.
E também tem.
Formação das nuvens. No mínimo 25 linhas.
Por favor me ajudem.
É pra entregar dia:09/09/2022
Respostas
Resposta:
A previsão do tempo é uma ciência milenar que vem ganhando uma nova e inédita dimensão: os motivos são a alta tecnologia que se usa hoje para entender as variáveis do clima e, principalmente, a nossa necessidade de lidar com as mudanças climáticas causadas pela ação do homem sobre o planeta.
A previsão do tempo é ferramenta essencial no desenvolvimento econômico do país: na agricultura, na geração de energia em usinas hidrelétricas - que dependem do volume de água - e nas mais diversas atividades econômicas.
Nesse programa, Expedições revela os processos e a tecnologia envolvidos na previsão do tempo, mostra a origem de fenômenos climáticos extremos e raros no Brasil, e investiga o fenômeno que está mudando os rumos da previsão do tempo no mundo: o aquecimento global.
Ficha técnica:
Programa: Expedições - Temporada 2008
Data: segunda, 11 de agosto, às 19h30 (reapresentação sábado, 16/8, às 14 horas)
Direção geral: Paula Saldanha e Roberto Werneck
Apresentação: Paula Saldanha
Produção: RW Cine
FORMAÇÃO DAS NUVENS:Há vários processos de formação das nuvens e consequentes formas e dimensões.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande. Esta expansão requer energia que é absorvida do calor da parcela, e, por isso, a temperatura desce. Este fenômeno é conhecido por resfriamento adiabático. A condensação e congelamento ocorrem em torno de núcleos apropriados, processos que resultam ao resfriamento adiabático, o qual, em troca, resulta de ar ascendente. Uma vez formada a nuvem poderá evoluir, crescendo cada vez mais, ou se dissipar. A dissipação da nuvem resulta da evaporação, das gotículas de água que a compõem motivada por um aumento de temperatura decorrente da mistura do ar com outra massa de ar mais aquecida, pelo aquecimento adiabático ou, ainda, pela mistura com uma massa de ar seco. Uma nuvem pode surgir quando a massa de ar é forçada a deslocar-se para cima acompanhado o relevo do terreno. Essas nuvens, ditas de "origem orográfica" também decorrem da condensação do vapor de água devido ao resfriamento adiabático do ar.