3. As imagens tomográficas a seguir apresentam um tipo de trauma, identifique a
estrutura e os planos seccionais das imagens (A, B e C).
4. A posição anatômica é uma posição padrão que define superfícies específicas e
planos do corpo. Descreva como o corpo humano está posicionado nesta convenção.
5. Incidência é um termo de posicionamento que descreve a direção ou caminho do raio
central (RC) ou do feixe de raios X quando esse passa através do paciente,
projetando uma imagem no RI. Descreva a direção do RC nas incidências
posteroanterior, anteroposterior, mediolateral e lateromedial.
6. Como pode ser observado na tomografia computatorizada de tórax a seguir, ossos,
partes moles, músculo e gordura aparecem diferentemente em uma imagem de TC,
variando de acordo com a atenuação que produzem. Descreva sobre a escala de
Hounsfield e a diferença de densidade e atenuação para os diferentes tecidos. E
Respostas
3 - As imagens tomográficas apresentadas em A, B e C trazem a representação obitda a partir de incidências realizadas na região cervical. Verifica-se o trauma na vértebra C5. Em A o plano seccional é axial, em B vemos o plano coronal e em C, vemos o plano sargital.
4 - Pela convenção, a posição anatômica defique que o corpo seja posicionado de maneira que a cabeça esteja fixa, com pescoço ereto. Os pernas devem estar estendidas, com os pés voltados para frente. Os braços também devem estar estendidos e com a palma das mãos voltadas a frente.
5 - A incidência posteroanterior defique que os raios penetrem da parte posterior para anterior; anteroposterior, há penetração dos raios de anterior para posterior; mediolateral os raios incidem no plano mediano primeiro em relação à estrutura a ser observada e em lateromedial, o contrário.
6 - A escala de Hounsfield define uma escala de cinzas que variam de acordo com a densidade dos tecidos. O ponto "zero" dessa escala é a água (representada com a cor cinza claro) e a partir dela, tecidos com maior densidade aparecem mais claros (hiperintensos) como os ossos e a gordura; enquanto tecido menos densos tendem aparecer gradativamente mais escuros (hipointensos) até o ponto extremo onde vemos a cor do ar na imagem (preto).
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada (TC) é uma evolução do raio-x e utiliza os mesmos princípios da radiografia comum. A diferença está na dose de radiação utilizada, já que a TC é como se fosse a junção de vários raios-x.
O princípio de obtenção da imagem está na capacidade dos raios de sensibilizar uma espécie de filme, e essa capacidade é relacionada a densidade dos tecidos do corpo humano.
Tecidos mais densos (osso) absorvem a radiação e não sensibilizam o filme, trazendo o aspecto branco (hiperintensidade), enquanto tecidos menos densos sensibilizam o filme "queimando" ele e trazendo a cor preta (hipointensidade) característica.
Leia mais sobre propriedades do raio-x em: https://brainly.com.br/tarefa/2579816
#SPJ9
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,,.,..