Por que na estrutura química da epinefrina tem álcool, fenol e amina? O que acontece quando atinge o cérebro? Qual o efeito causado no organismo?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Por que na estrutura química da epinefrina tem álcool, fenol e amina?
Os grupos funcionais presentes na estrutura da adrenalina representam as seguintes funções químicas: a) álcool, fenol e amida. Quais os grupos funcionais da noradrenalina? A noradrenalina é uma amina, do tipo catecolamina, já que possui um anel aromático com 2 grupos OH vizinhos, e é também uma feniletilamina, considerando o anel e o radical etila que possui o grupo NH2.
O que acontece quando atinge o cérebro?
Quando estamos seriamente machucados um certo tipo de neurônios envia mensagens para o cérebro para que as últimas tentativas de salvação aconteçam. No fim, o cérebro continua funcionando, caso não tenha sofrido nenhum dano exato. Ele então passa por um último momento de consciência até a chegada da morte biológica do resto do corpo.
Qual o efeito causado no organismo?
Qualquer substância química é capaz de provocar alterações no corpo humano, seja ela natural ou sintética. Nesse sentido, é importante compreender os efeitos das drogas no organismo a fim de evitar a evolução dos problemas causados por elas.
Também chamada de Adrenalina a Epinefrina é um hormônio de função mista: fenol, álcool e amina.
Ela apresenta enantiômeros, ou seja, compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam pela atividade óptica.
A atividade hormonal é mais realizada pela adrenalina levogira (R).
Ela age no hipotálamo que controla as reações de medo, pois regula o
Sistema Nervoso Vegetativo (SNV) ou Sistema Nervoso Autônomo (SNA) e a secreção de hormônios;
Regula funções vitais, como: a temperatura do corpo, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a capilaridade sanguínea, a ingestão de alimentos e água;
Os neurônios do hipotálamo agem para preservar as condições constantes do organismo, ou seja, regulam a homeostase, e também estão envolvidos com as emoções;
Ao chegar ao cérebro, ela estimula o aumento da frequência cardíaca, contrai os vasos sanguíneos e dilata as vias aéreas, para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e o oxigênio para os pulmões;
Na medicina, a Adrenalina pode ser utilizada em casos de paradas cardíacas, tratamentos de alergias, asma e bronquite, dentre outros.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/15176968
https://brainly.com.br/tarefa/18163569