Respostas
1 - A abolição da escravidão não se resume a Lei Áurea Antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888 , houve um longo processo para tornar ilegal a escravidão em território brasileiro . E não foi a primeira lei . Antes , a Lei Feijó ( 1831 ) e a Lei Eusébio de Queiróz ( 1850 ) proibiram a chegada de novos escravos no Brasil . Depois , a Lei do Ventre Livre ( 1871 ) e a Lei do Sexagenário ( 1885 ) foram usadas para realizar uma transição gradual até a abolição
2 – O movimento abolicionista tinha mais de 60 anos quando a Lei Áurea foi assinada, em 1888. Mobilizava muitos intelectuais da época, como escritores, políticos, juristas, e também a população de uma forma geral.
3 – Em 1823, dom Pedro I chegou a redigir um documento defendendo o fim da escravidão no Brasil, mas a libertação só ocorreu 65 anos depois.
4 - A Lei Aurea não acabou definitivamente com a escravidão no Brasil, pois depois dela, não foram oferecidos nenhum tipo de salvaguarda aos ex-escravizados, os deixando sem inserção na sociedade.
5 - A princesa Isabel não assinou a Lei Áurea por ser abolicionista, mas sim por pressão de outros países europeus, como a Inglaterra, onde a escravidão já tinha sido abolida, e movimentos abolicionistas internos e externos. O Brasil foi o último país americano á proibir a escravatura