A competitividade organizacional seria uma consequência decorrente de recursos tecnológicos, processos racionais de trabalho, adequada estrutura organizacional, produtos e serviços excelentes e clientes satisfeitos? Com todas essas ferramentas, a empresa estaria totalmente capacitada para desafiar e vencer a concorrência? Certo? Não. Errado! O calcanhar de Aquiles das organizações – o seu principal ponto nevrálgico – é a qualidade das pessoas que nelas trabalham. Sabemos que a qualidade externa nunca é maior ou melhor do que a qualidade interna de uma organização. Afinal, são as pessoas que lidam com a tecnologia, criam e utilizam processos de trabalho, compõem a estrutura organizacional, fazem negócios, produzem produtos e serviços e atendem os clientes. São elas que proporcionam as competências que incrementam a produtividade, competitividade e sustentabilidade das organizações. Sem pessoas, as organizações não funcionam. Sem pessoas não há dinâmica organizacional, nem resultados, nem sucesso do negócio da empresa. Tudo depende das pessoas. Elas proporcionam o capital humano e o capital intelectual da empresa.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2020, p. 115.

Diante do exposto acima e considerando os estudos da disciplina sobre a seleção de talentos para a formação de equipes de restaurantes, analise as afirmações a seguir.

I. Um bom planejamento e utilização de ferramentas adequadas em um processo de seleção, tende a evitar desgastes emocionais e gastos desnecessários por conta da contratação de um profissional sem as qualidades necessárias ao cargo.
II. Sendo uma das etapas do processo de seleção, a entrevista é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si, em que uma das partes deseja conhecer melhor a outra.
III. Em se tratando de um processo seletivo, a entrevista é, sem dúvidas, a ferramenta mais utilizada pelas organizações na tentativa de escolher o candidato mais adequado à vaga.
IV. A seleção de talentos visa a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha do candidato mais adequado ao cargo disponível.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: lubanzadiolubanzadio
2

Resposta:

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Explicação:

respondido por: Ekall1974
4

Resposta:

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Explicação:

Pág. 79 a 85

Perguntas similares