A era colonial foi marcada pela escravidão da população africana, deslocada das Américas para trabalhar exaustivamente nas lavouras. Por que esse período ficou conhecido como a primeira fase da globalização?
A. Apesar da existência da escravidão, a troca cultural se fez presente, tendo como resultado uma diversidade muito grande entre as nações.
B. Os escravos africanos deixaram seus países de origem para trabalhar em outro, apontando para o início da abertura das fronteiras entre os países.
C. No colonialismo, os donos das terras já formaram grupos centralizadores do poder e dispunham da maior parte da riqueza construída.
D. O rei de Portugal, ao enviar os portugueses e escravos ao Brasil, planejava a troca entre esses povos buscando o predomínio da cultura portuguesa.
E. Ao possibilitar a abertura da economia às empresas estrangeiras, há uma precarização do trabalho, como na escravidão.
Respostas
O momento descrito passou a ser representado como primeira fase da globalização, em função das trocas de conceitos, valores, entre os escravos, nativos e colonizadores (Alternativa A).
Primeira Fase da Globalização
A globalização iniciou-se na era colonial, em função da grande diversidade que se estabeleceu entre povos nativos, escravos e colonizadores. Mesmo com a escravidão que representou um processo crítico e desumano, houve a troca de experiências e culturas, o que também teria influenciado na formação da diversidade étnico-racial brasileira.
Mais sobre primeira fase da globalização: brainly.com.br/tarefa/51357187
#SPJ1
Resposta:
A. Apesar da existência da escravidão, a troca cultural se fez presente, tendo como resultado uma diversidade muito grande entre as nações.
Explicação: