a) Analise as obras iconográficas: a fotografia de Marc Ferrez e as pinturas de Almeida Júnior, Lembre-se do roteiro: Quais ações estão sendo representadas? Descreva os principais elementos presentes (pessoas, objetos, construções); o espaço da ação, o que está em pri meiro plano (mais à frente) e em segundo plano (mais atrás). O que está em destaque, e o que e secundário. Relacione as informações fornecidas pela legenda da imagem (autoria, local, ano de produção) com o assunto da fonte imagética.
b) As fontes imagéticas fazem referência aos mesmos contextos? O que as diferencia historica mente, e por quê? Quais suas permanências e mudanças? Explique.
c) É possível estabelecer relações entre as fontes selecionadas, tendo em vista o texto introdutó rio? Justifique.
d) Ao pensarmos na história de nosso país, e em nossa diversidade cultural, o que é possível inferir sobre a vida de determinados grupos sociais e suas condições de existência no contex to da primeira república?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Ao examinarem a fotografia de Marc Ferrez, de 1885, devem
identificar uma obra ainda produzida no contexto do Segundo Reinado, na qual o fotógrafo intenciona
criar uma representação idealizada sobre o Vale do Paraíba, e que valorizasse a economia cafeeira em
decadência na região. Assim sendo, em muitos dos registros da série, as fotografias tinham caráter
“posado”, ou seja, traziam um cotidiano que “naturalizava” a escravização de pessoas, seus instrumentos de trabalho, dentre outros aspectos. É importante resgatar, que os cafeicultores do sudeste foram
grandes defensores da escravidão e, em seus aguerridos discursos da ruína econômica, concentravam grande parte de escravizados do país. No entanto, a fonte 1 pode também ser observada do
ponto de vista da precariedade da população escravizada, que carregará permanências bastante evidentes em sua marginalização após a abolição, ou mesmo com o advento da República