1 - A respeito dos aspectos naturais e econômicas da Rússia, faça o que se pede.
a) Aponte os principais características do relevo do país.
b) Identifique o aspecto natural que marca a divisão do território russo entre a Europa e a Ásia.
c) Identifique os principais recursos minerais
d) Escreva quais são os principais produtos agropecuários
e) Faça um pequeno texto sobre a industrialização russa.
2 - Aponte as mudanças ocorridas na Rússia durante a transição da economia planificada para a capitalista.
Respostas
Resposta:
Respostas:
a) O relevo da Rússia apresenta altitudes predominantemente baixas, com até 500 m, destacando-se duas grandes planícies: a Russa, situada no noroeste, e a Siberiana, na porção centro-ocidental. A leste da planície Siberiana está localizado o planalto Central Siberiano, com altitudes modestas, em que há cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamante. Nos montes Urais, outra cadeia montanhosa antiga, também há importantes jazidas minerais, sobretudo de carvão.
b) Os montes Urais.
c) Minério de ferro, carvão, petróleo e gás natural.
d) Agrícolas: trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão, girassol e cevada. Na pecuária: rebanhos bovino, ovino e suíno.
e) A Rússia passou por um intenso processo de industrialização durante a Guerra Fria (1947-1989), priorizando as indústrias bélica, química, metalúrgica, petrolífera, naval, aeroespacial e de máquinas e equipamentos. Somente em meados da década de 1980, as indústrias de bens de consumo começaram a receber investimentos e passaram por um processo de modernização. A indústria russa está concentrada predominantemente na parte europeia do território, destacando-se as cidades de Moscou e São Petersburgo.
2 A transição da economia planificada para a capitalista foi bastante desastrosa, no sentido de que começou a se desenvolver em alinhamento com o fim da União Soviética, gerando um período de caos total.
Este período foi marcado por demissões em massa, abertura de entrada de multinacionais para que houvesse maior qualidade nos produtos, recessões econômicas, venda de empresas estatais e desenvolvimento do crime organizado.