Para montarmos uma clínica podológica, devemos estar sempre atentos às normas. Essas normas são parâmetros para oferecer um atendimento de qualidade. Portanto, devemos observar a forma de seguir as leis e as fundamentações de todas as cidades, essas fundamentações são realizadas por meio da legislação da Anvisa, as regras gerais são iguais para todos, sendo definidas algumas exigências para que possamos obter a licença sanitária. A licença sanitária e o alvará deverão ser expedidos pelos órgãos sanitários estadual e municipal ou do Distrito Federal, que analisarão o local e liberarão o funcionamento dos estabelecimentos que exerçam atividades que sigam as regras do regime de vigilância sanitária. O espaço físico deve ser especializado para o desenvolvimento da atividade de podologia, caracterizada por dimensões diferenciadas, como indica Mastroeni (2005). CUNHA, F. R. da.; MORAES, L. R. dos. S. Instrumentação em Podologia. Maringá: Unicesumar, 2021. De acordo com essa afirmação indique quais são as exigências da montagem de uma clínica de acordo com a legislação, com (V) para verdadeira e (F) para falsa: I. Área: o ambiente precisa ser semiaberto, com paredes. II. Sala: ser envolto por paredes e há a necessidade de uma porta. III. Local Insalubre: é uma área que não permite a exposição a fatores de risco para a saúde. IV. Esterilização: necessita de indicativo físico ou químico ou físico-químico que exclui todas as formas de vida microbiana. As afirmações I, II, II e IV são, respectivamente:
Respostas
Resposta: Alternativa 3
Explicação: F,V,F,F.
Entendendo sobre as exigências para montagem de clínica segundo a legislação, é possível julgar as proposições com F, V, F e F.
I. Área: o ambiente semiaberto não tem paredes.
III. Local Insalubre: é uma área que expõe a fatores de risco para a saúde.
IV. Esterilização: esterilização é o processo que promove completa eliminação de todas as formas de vida microbiana que pode ser classificado em físicos ou físico-químicos.
Exigências legais
Existem duas partes diferentes no processo de legalização de uma clínica de podologia.
- Primeira: obrigatório a todo e qualquer estabelecimento comercial. em que é preciso registrar a empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (que vai fornecer o CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda e Alvará de funcionamento municipal.
- Segunda: determinações específicas, que se relaciona à atividade a ser exercida. Exige-se assim o alvará de licença sanitária, que pode ser requerido junto a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.
Devido à natureza das clínicas de podologia, os órgão legais de fiscalização exigem os seguintes itens:
- Alicates
- Bisturis
- Curetas
- Pinças e espátulas
- Bandejas com tampa
- Toalhas descartáveis
- Lâminas para bisturi
- Autoclave ou uma estufa esterilizadora
- Seladora
Aprenda mais sobre abertura de clínica de podologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53572589
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,.,..,.