Respostas
No ano de 1636 nasceu o poeta baiano Gregório de Matos e Guerra, apelidado de “boca de inferno”, Por motivo de suas sátiras, que como flechas atingiram a hipocrisia vivenciada por alguns membros da sociedade baiana.
Gregório de Matos nasceu em uma família rica, seus pais eram proprietários de engenho e senhores de muitos escravos. Portanto essa abastada situação financeira de sua família o proporcionou receber uma boa educação no colégio dos padres jesuítas. Ao concluir seus estudos Gregório partiu para Portugal com o objetivo de estudar leis, formou-se em direito pela universidade de Coimbra. Permaneceu por um longo período de sua vida em Portugal, exerceu a profissão, se casou e logo depois enviuvou.
Sua opinião critica diante de algumas praticas dentro do meio social no qual vivia, acarretou alguns dissabores políticos o que culminou em seu regresso para a cidade da Bahia, onde trabalhou em cargo público e religioso. Mesmo sendo filho da terra Gregório de Matos ao regressar de Portugal não se sentiu em casa. Isso e possível perceber se observarmos o curto período de tempo que permaneceu nos cargos que ocupou após seu regresso de Portugal. Sua visão critica a cerca da sociedade foi retratada nos poemas satíricos que produziu como forma de repudio das praticas distorcidas de valores dentro da sociedade.