a) Observe e descreva a natureza retratada na tela.
b) Que semelhanças se podem identificar na representação da natureza no texto de José de Alencar e na obra de Georg Grimm?
c) O trecho de José de Alencar termina com a expressão o homem é apenas um simples comparsa. Como essa simplicidade se configura na tela?
Respostas
A - Essa é uma pergunta cuja resposta deverá ser pessoal.
Na minha opinião, a natureza retratada na tela se mostra intocada pelo homem, com todo seu esplendor selvagem se tornando o centro da pintura.
B - Nas duas obras a natureza foi registrada em toda sua exuberância.
Na obra de José de Alencar, essa exuberância foi apresentada através da utilização de figuras de linguagem, como metáfora e personificação, além do uso de uma adjetivação constante no texto.
Já na pintura de Georg Grimm, a exuberância se mostra através da magnificência com que a nascente do rio e a mata em seu entorno foram retratadas.
C - Na tela a simplicidade se configura através da figura humana presente na pintura. Ela é tão minúscula que se torna quase insignificante perante a grandeza da natureza retratada.
Quem foi José de Alencar
José de Alencar foi um escritor brasileiro da primeira geração do Romantismo.
Suas obras representam bem essa fase, com a figura do índio sendo transformado na imagem do herói nacional, assim como a presença da natureza exuberante, exaltando a flora e fauna brasileira.
Suas principais obras foram:
- A Viuvinha (1857)
- O Guarani (1857)
- Lucíola (1862)
- Iracema (1865)
- O Gaúcho (1870)
- Ubirajara (1874)
- Senhora (1875)
Conheça mais sobre as obras de José de Alencar aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/26972431
#SPJ1