1- Com base em nossas aulas, explique por quais razões um estudo mais isento, ou seja, de caráter mais imparcial, ou uma avaliação mais concreta sobre os sofistas são consideravelmente difíceis. É possível destacar contribuições ou pontos positivos na atuação dos sofistas? Se sim, quais?
2- Segundo Protágoras, "O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são". Com base em nossas aulas e no fragmento citado, explique como Protágoras, enquanto sofista, compreendia a verdade e quais são os dois pontos centrais ou pilares da sofistica que são trazidos ou que podem ser definidos a partir desse fragmento.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1.Os sofistas foram filósofos e educadores, além de mestres de retórica e de oratória, embora este papel lhes seja negado, p. ex. por Platão. É difícil por isso mesmo termos uma avaliação mais concreta de sua função e mesmo de sua concepção filosófica e pedagógica.
2.Segundo ele, a verdade dependia apenas do convencimento, podendo assumir valor relativo ou subjetivo, ou seja, para ele, "o homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto são e das que não são, enquanto não são". Estabelece que, sendo o homem a medida de todas as coisas, é ele também a medida da verdade.
Destaquei os trechos mais importantes
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás