• Matéria: Geografia
  • Autor: tiomacarrao
  • Perguntado 3 anos atrás

Você é técnico da Embrapa e foi chamado pelos agricultores de Alegrete. Eles justificam a infertilidade de suas terras com a queda dos percentuais de produção, que caiu 30% de 2013 para 2014 e em 45% de 2014 para 2015. Para confirmar essa hipótese, que parâmetros você vai utilizar? Elabore um parecer técnico argumentando sua avaliação e sugerindo medidas para reverter ou estabilizar a situação. Também exponha o procedimento de investigação do fenômeno.

Respostas

respondido por: thayaneraiola
2

Resposta:

Procedimento: viagem a campo visando determinar quais áreas desvegetadas apresentavam-se em processo de degradação, a partir da presença da seguinte conformação: vegetação predominantemente arbustiva e esparsa e sinais evidentes de erosão dos tipos laminar e/ou em sulcos e/ou vossorocas, normalmente com a presença em sua superfície de capim panasco e/ou cactáceas, podendo ainda verificar-se afloramentos rochosos de maior ou menor expressão.

Parecer: é comum confundir o processo de arenização com o de desertificação, no entanto, o conceito de desertificação não se aplica ao sul do Brasil, pois se refere ao fenômeno de empobrecimento dos solos em regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco. No Rio Grande do Sul, o índice de chuvas costuma apresentar uma média de 1.400mm e em ambientes desérticos esses índices não ultrapassam 20mm anuais. O fenômeno observado nas terras dos agricultores do Alegrete, a degradação, é decorrente da ação da água da chuva que carrega sedimentos e outros fatores que contribuem para a transformação do relevo como o pisoteio do gado e a circulação de maquinário pesado, como tratores, por exemplo. Além disso, o solo da região e das propriedades em questão é arenoso e, devido à atividade agroindustrial, a vegetação original foi removida e o ciclo de plantio e colheita intensos expõe o solo arenoso do local que já possui uma predisposição para formar bancos de areia, intensificando a arenização da superfície que é intensificado pela ação da água da chuva e dos ventos.

Sugestão: Re-vegetação com pastagem e gramíneas, manejar o gado para que não pisoteiem por muito tempo a mesma área e evitar a circulação de maquinário pesado como trator pela área degradada.

Explicação:

Espero ter ajudado !

respondido por: guilhermesilvar
1

Procedimento: saída de campo para identificar quais áreas sem plantio estavam em processo de deterioração a partir da presença das seguintes características: vegetação predominantemente efêmera e esparsa, bem como sinais de erosão laminar e a velocidades na sulcos, e voçorocas, tipicamente com presença de capim/ou cactos, podendo encontrar florações rupestres de maior

O parecer técnico

É comum confundir o processo de arenização com o de desertificação, no entanto, o conceito de desertificação não se aplica à região sul do Brasil, uma vez que se refere ao fenômeno da invasão do mar em áreas com climas áridos, semiáridos e climas subtropicais. No Rio Grande do Sul, o índice pluviométrico médio costuma variar entre 1.400mm e 20mm anuais em ambientes desérticos.

A degradação é um fenômeno que tem sido observado nas fazendas dos fazendeiros de Alegrete. É causada pela ação de correntes de água que transportam sedimentos, bem como outros fatores como o pisoteio de gado e a movimentação de máquinas pesadas como tratadores.

Sugere-se a revegetação com grãos e pasta, assim como o manejo da lagoa para evitar períodos prolongados de inundação na mesma área e evitar o movimento de máquinas pesadas pela área degradada.

Leia mais sobre parecer técnico aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/23623047

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares