Embora sejam de utilidade incontestável, estudos nacionais de consumo alimentar são onerosos e poucos países conseguem desenvolvê-los regularmente. Por outro lado, as pesquisas de orçamentos familiares (POF) são importantes fontes de dados de disponibilidade de alimentos no domicílio, a qual é inferida a partir do registro da compra de produtos alimentícios. São inquéritos desenhados para, de um modo geral, atender às demandas do setor econômico. Uma das vantagens desses inquéritos é o fato de que são desenvolvidos a intervalos regulares desde a década de 1980 em diversos países com metodologia similar, abrangendo amostras representativas da população de cada país. A POF brasileira “visa mensurar, fundamentalmente, as estruturas de consumo, dos gastos e dos rendimentos das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos” (IBGE, 2004).
Sobre a POF, é incorreto afirmar que:
a.
Em edições anteriores (1987/88; 1995/96; 2002/03) investigou a disponibilidade de alimentos para consumo nos domicílios e a versão de 2008/9 incluiu também uma avaliação sobre o consumo alimentar individual de uma subamostra da população.
b.
A aquisição de alimentos é obtida pela descrição de todos os produtos alimentícios adquiridos diariamente e durante sete dias seguidos pela família, bem como suas respectivas quantidades.
c.
É realizada pelo IBGE por meio de inquéritos telefônicos por amostragem de domicílios.
d.
Realiza a investigação de múltiplas características das famílias, como a despesa familiar, incluindo a de consumo alimentar, além de outras variáveis sociodemográficas, tais como renda e educação.
e.
Seus resultados permitiram determinar a tendência de evolução, bem como vincular o consumo alimentar a seus fatores determinantes
Respostas
respondido por:
0
Resposta: Resposta correta C
Explicação: É realizada pelo IBGE por meio de inquéritos telefônicos por amostragem de domicílios.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás