A cidade-estado introduz na história uma concepção absolutamente nova. Qual é essa concepção?
a. A inclusão de mulheres na vida pública, com o direito de participação política. B. A possibilidade de escravizar seus integrantes por dívidas não pagas. C. A celebração de cultos personalistas aos deuses, sem a necessidade de adoração de divindades coletivas. D. A inclusão de analfabetos na vida pública. E. A possibilidade de um grupo de indivíduos dotar-se de seus próprios instrumentos de governo e de organização em todos os níveis
Respostas
A alternativa E é verdadeira, pois um grupo político poderia emigrar de uma região, mudar-se para outra e, se estivessem em número suficiente, lá fundar uma nova Cidade-Estado.
Cidade-estado na antiguidade
Uma caraterística da cidade-estado na antiguidade é o fato de possuir alguma semelhança com as cidades ao redor de um país, porém, não possuir a mesma lei, hoje ainda vemos isto, mas em estados federativos, que possuem uma nação sobre "suas cabeças", mas tem autonomia para leis próprias.
Para entendermos esta união autônoma, podemos ver o caso grego. Eles eram todos gregos, mas educavam para princípios diferentes, como por exemplo, Atenas focava na educação acadêmica, Esparta, na formação militar.
Para lermos mais sobre cidade-estado: https://brainly.com.br/tarefa/6908347
#SPJ4