• Matéria: História
  • Autor: bialvares8037
  • Perguntado 3 anos atrás

"A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas. " (ADORNO, 1995, p. 119). ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:______. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta

Respostas

respondido por: vitomanoeli
2

No que diz respeito a educação, visa-se a conscientização histórica, para que se entenda que Auschwitz não pode se repetir.

Adorno educa contra a barbárie

Adorno educa pelo caminho que evita a barbárie, tornando o totalitarismo um absurdo sem quaisquer parênteses, sem nenhuma defesa deste método controlador. Segundo as alternativas, a correta é a d):

  • a) Adorno escreveu Pedagogia da Autonomia, a fim de enaltecer o sujeito autônomo, que saiba se defender. Isto não é uma inverdade, porém não é a máxima das intenções pedagógicas de Adorno.
  • b) Adorno foi um educador que escreveu obras sobre a educação pela paz. Não é uma inverdade, porém, não é o foco máximo da pedagogia de adorno.
  • c) Dentre as várias finalidades da educação, Adorno ressalta que devemos esquecer episódios trágicos. É uma inverdade, pois busca-se conscientizar contra a Barbárie.
  • d) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie. Pois educar contra a barbárie é conscientizar, trazer à realidade a história que jamais poderá se repetir.
  • e) Para Adorno, a educação não pode contribuir para evitar a barbárie. É uma inverdade, pois educar contra a barbárie é a máxima de Adorno.

Assim sendo, a educação contra a barbárie visa a conscientização, evitar repetir histórias nocivas aos povos e desenvolvendo a autonomia, para que o sujeito saiba rejeitar autoritarismos.

Com a autonomia e contra a barbárie, os sujeitos conseguem perceber melhor as diferenças que vivemos em sociedade, assim, teremos consciência de nosso lugar e o lugar de outras pessoas, promovendo maior cidadania para todos.

Para lermos mais sobre Adorno, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/6313656

#SPJ4

Perguntas similares