• Matéria: História
  • Autor: GuilhermeMoure20271
  • Perguntado 3 anos atrás

O conceito de formação integral na história da educação brasileira

Respostas

respondido por: vitomanoeli
0

Visa-se a formação não fragmentada do sujeito, tentando aproveitar ao máximo as individualidades do sujeito.

O caráter da formação integral

Das fundamentações que fazem parte da formação integral, a mais correta se apresenta na alternativa 2, segundo as alternativas:

  1. A formação integral, no Brasil, sustenta-se no pensamento liberal, socialista e integralista. — A formação integral não visa relações políticas como âmago de suas relações e intenções de ensino.
  2. A formação integral reconhece a pessoa como um todo, e não como um ser fragmentado. — Entende-se que o sujeito precisa ser autônomo justamente para que não ocorra uma doutrinação deste sujeito em meio a seu desenvolvimento acadêmico e intelectual.
  3. A formação integral desconsidera o desenvolvimento dos aspectos afetivo, cognitivo, físico e social. — Inverdade, visto que busca-se a integralidade do sujeito.
  4. A formação integral visa formar indivíduos coletivos, capazes de uma vida competitiva em sociedade. — A vida competitiva irá acontecer, porém, busca-se a autonomia intelectual, pois sua amplitude humana é mais importante que a competitividade em sociedade.
  5. A formação integral tem como foco o desenvolvimento de formação de uma sociedade competitiva, com competências e habilidades para o trabalho. — Busca-se o sujeito autônomo pois isto é uma possibilidade. O ensino busca o sujeito que pensará por si.

Os ideais do ensino integral visam a valorização das ideias, das intenções, dos motivos de cada um. Assim sendo, o ensino visa o sujeito pensando por si próprio.

Para lermos mais sobre o ensino integral, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/53343556

#SPJ4

Perguntas similares