• Matéria: Pedagogia
  • Autor: brunasuares6516
  • Perguntado 3 anos atrás

Vimos que, as discussões a respeito da pedagogia hospitalar no Brasil se iniciaram na década de 50 e nasceram da preocupação com a condição em que crianças e adolescentes se encontravam naquele determinado momento de suas vidas, buscando meios para minimizar os efeitos que seu problema de saúde ou doença causou, com a interrupção do cotidiano escolar dessas pessoas. No entanto, de acordo com a Lei 1. 044/69, há um grupo específico de pessoas que podem usufruir desse atendimento. Sobre esse grupo, analise as afirmativas abaixo: I. Crianças com sequelas provocadas pela guerra, oportunizando a elas que continuem seus estudos no próprio hospital onde estão internadas. II. Alunos de qualquer nível de ensino, portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados. III. Alunas gestantes e estudantes impossibilitados de comparecerem à escola por motivos de saúde. IV. Crianças com tuberculose, com o objetivo de amenizar as dificuldades escolares das mesmas. V. Crianças ou adolescentes enfermos que estão em casa, mas que não foram hospitalizados. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

No caso apresentado as alunas gestantes não foram impossibilitadas de comparecer à escola. Apenas I, II e IV. Considerando a Lei 1.044/69 dispõe do tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indicam o artigo.

Como podemos ver a atuação da pedagogia hospitalar?

A pedagogia hospitalar se associa a Lei 1.044 buscando ter uma avaliação humanizadora  pois parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, na prática hospitalar.

Por fim, é importante respeitar as afecções, tanto no espaço hospitalar, considerando a pedagogia, quanto no espaço escolar, pois apesar das normas de cada instituição, os alunos e pacientes precisam vivenciar o processo de socialização, sendo a instituição escolar um local chave para esse entendimento durante a formação.

Sobre a educação especial:

https://brainly.com.br/tarefa/15085159

#SPJ4


mmirandahorta: Uma dúvida? Crianças com sequelas provocadas pela guerra, foi proposto por Sellier, em Paris. No caso, a questão fala sobre o Brasil, na década de 50. Lei n 1.044/96.
Santosilva9986: Acredito que será anulada a questão, visto que a pergunta traz referências da 1.044/69 e não há alternativas compatíveis apenas com essa referência!
respondido por: Santosilva9986
0

Resposta:

II e III, apenas

Explicação:

I, conforme:
"...fizeram com que Henri Sellier... ...as sequelas provocadas pela guerra às crianças, oportunizando que elas continuassem seus estudos no próprio hospital onde estavam internadas..." pag 151 "não se trata da 1.044/96, atuação fora do Brasil"

II, conforme:
"...foi decretada a Lei nº 1.044, que dispôs... ...considerados merecedores de tratamento excepcional os alunos de qualquer nível de ensino, portadores de  afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas,determinando distúrbios agudos ou agudizados." pag 152

III, conforme:
"...a Lei nº 6.202, que atribuiu o direito a exercícios domiciliares às alunas gestantes e aos estudantes impossibilitados de comparecerem à escola por motivos de saúde (BRASIL, 1975)" pag 152

IV, conforme:
"...O modelo proposto por Sellier...que utilizaram esse exemplo para amenizar as dificuldades escolares das crianças com tuberculose..." pag 151  "não se trata da 1.044/96, atuação fora do Brasil"

V, conforme:
não há informações de "não hospitalizadas"

Perguntas similares