A Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu Artigo 198: "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único" (BRASIL, 1988). Nesse sentido, com o objetivo de aperfeiçoar a política de saúde do País e buscar subsídio para estratégias nacionais de organização da atenção à saúde nas diversas dimensões do sistema. As estratégias de saúde fundamentam-se em quais princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)?
Respostas
Sobre as estratégias de saúde, elas fundamentam-se nos princípios do Sistema Único de Saúde conhecidos como universalidade, integralidade e equidade. Por isso, a opção a ser marcada é a letra A.
O que é o SUS?
Podemos dizer que o Sistema Único de Saúde caracteriza-se como o sistema público de saúde que se faz presente no Brasil desde a Constituição Federal de 1988. Ele é responsável por promover a justiça social, já que objetiva atender todos os indivíduos, sem distinção.
Esse sistema público de saúde possui alguns princípios que devem ser respeitados e valorizados por todas as pessoas relacionadas a ele, que são:
- Universalidade: todo cidadão possui direito a acessar e usufruir de todos os serviços públicos de saúde que julgar necessário.
- Integralidade: todos os indivíduos devem passar por atendimento, desde as que possuem necessidades básicas até as que necessitam de atendimento emergencial
- Equidade: todos os seres humanos são iguais perante o SUS. No entanto, o atendimento é realizado conforme a necessidade de cada um.
Alternativas do enunciado completo:
- a. Universalidade, integralidade e equidade.
- b. Universalidade, integralidade e regionalização.
- c. Resolubilidade, regionalização e universalidade.
- d. Resolubilidade, equidade e integralidade.
- e. Integralidade, hierarquização e participação do cidadão.
Veja mais sobre o SUS:
https://brainly.com.br/tarefa/44272866
#SPJ4
Resposta: Universalidade, integralidade e equidade
Explicação: Coloquei e acertei.