A hora extraordinária é definida como qualquer hora trabalhada que exceda os limites estabelecidos por lei e acordados no Contrato de Trabalho. Ela é compreendida como um fator de excesso de trabalho ao empregado e, por isso, deve ser paga de modo diferente de uma hora normal de trabalho. Nesse sentido, tanto a CLT quanto a Constituição Federal garantem que todas as horas extraordinárias realizadas pelo empregado deverão ser pagas com um adicional sobre as horas trabalhadas. VARGAS, Eudes Cristiano; PELISSARI, Gustavo Lopes. Gestão de Departamento Pessoal. Maringá-Pr. : Unicesumar, 2020. Considerando os estudos da disciplina sobre as horas extraordinárias, assinale a alternativa que aponta o percentual mínimo de adicional sobre o valor pago por essas horas extras, segundo a legislação
Respostas
O percentual mínimo de adicional sobre o valor pago, segundo a legislação, é de 50%.
A CLT, em seu artigo 59, define que as horas que irão exceder uma jornada de trabalho deve ser considerada como horas extraordinárias em que deve ser remunerada com acréscimo que deve ser no mínimo de 50%.
Sobre a duração da jornada de trabalho
O trabalho deve ser durada de modo que ocorra horas extras, que não podem exceder de duas, por acordo individual, por acordo coletivo ou de convenção coletiva.
Quando acontece condições de periculosidade é garantido que o trabalhador por meio da percepção de adicional em 30%. O cálculo que deve ser realizado é a divisão do salário por número de horas mensais e em seguida multiplicado por 1,5.
Leia mais sobre as horas extras em https://brainly.com.br/tarefa/12635157
#SPJ4
Resposta: Alternativa 3: 50%
Explicação: Pg 52 do livro de Departamento Pessoal.
Complemento:
Alternativa 1: 20%
Alternativa 2: 25%
Alternativa 3: 50%
Alternativa 4: 60%
Alternativa 5: 100%