• Matéria: Sociologia
  • Autor: yasminaomi23
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma das principais plataformas atuais da Organização das Nações Unidas é a Agenda 2030, na qual estão previstos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com o estabelecimento de diversas metas para os países em prol do futuro das próximas gerações. O Objetivo número destaca a busca pela igualdade de gênero tendo como uma de suas metas a diminuição da diferença da representação política entre mulheres homens. Para tanto, desde 1995, com a IV Conferência Mundial sobre a Mulher, a implementação de políticas públicas para o combate à sub-representação política feminina tornou-se um objetivo importante para aqueles países que buscam fortalecer suas democracias. Sobre a ações afirmativas existentes no Brasil, podemos afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:
A política de cotas para mulheres no Brasil é referência mundial, pois tem os aspectos caracterizados como de alta qualidade, como alta porcentagem e sanções para o descumprimento.

Alternativa 2:
A política de cotas políticas vigente no Brasil inibe a possibilidade das chamadas candidaturas laranjas, pois tem caráter obrigatório o cumprimento da cota de 50% pelos partidos.

Alternativa 3:
Sobre o sistema de cotas para as mulheres, o Brasil foi pioneiro nesta medida, em 1995, ao sancionar uma lei que garantia que cada sexo deveria ter, no mínimo, 40% de candidatos nas listas partidárias.

Alternativa 4:
A forma como a política de cotas para mulheres está estruturada no Brasil faz com que esta não seja considera uma política afirmativa, uma vez que não apresenta obrigatoriedade de seu cumprimento. Ações afirmativas tem exclusivamente caráter obrigatório.

Alternativa 5:
O sistema de cotas políticas brasileiro é o de reserva de vagas nas candidaturas às eleições proporcionais em níveis municipal, estadual e federal para mulheres, não tendo obrigatoriedade do preenchimento e nem sanções previstas aos partidos políticos em caso de descumprimento.

Respostas

respondido por: silvanalan45
0

Resposta: Os 17 objetivos e metas principais da Agenda 2030 da ONU, Além dos objetivos, a ONU propõe 169 Metas a serem alcançadas neste tempo.

Explicação:

Erradicação da pobreza;

Fome zero e agricultura sustentável;

Saúde e bem-estar;

Educação de qualidade;

Igualdade de Gênero;

Água potável e saneamento;

Energia limpa e acessível;

Trabalho decente e crescimento econômico;

Indústria, inovação e infraestrutura;

Redução das desigualdades;

Cidades e comunidades sustentáveis;

Consumo e produção responsáveis;

Ação contra a mudança global do clima;

Vida na água;

Vida terrestre;

Paz, justiça e instituições eficazes;

Parcerias e meios de implementação.

Além dos objetivos, a ONU propõe 169 Metas a serem alcançadas neste tempo

Perguntas similares