Respostas
Resposta:
Violência doméstica são os abusos, físicos ou psicológicos, praticados por uma pessoa contra outra (ou outras) no âmbito doméstico, ou seja, no ambiente familiar. Pode ser praticado contra crianças, idosos e mulheres (cis e trans), sendo estas últimas as principais vítimas no Brasil.
Por esta razão, existe até uma lei específica para tratar destes casos, a Lei Maria da Penha. De acordo com esta lei, a violência doméstica contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
Este tipo de agressão, no meio familiar, é mais comum do que parece, em um primeiro olhar. Porém, por motivos de vergonha das vítimas e também por questões culturais (que pregavam que os problemas ocorridos no lar são de única e exclusiva responsabilidade e interesse dos envolvidos), por muito tempo permaneceu escondida. Era algo sobre o que pouco se falava abertamente, até o momento em que uma grande tragédia, como um assassinato, ocorresse.
Explicação: