Dado o contexto do Brasil colonial a ordem social vigente foi solapada e desintegrada pela própria força de sua expansão. Além disso, novas concepções de mundo foram impelidas, e a necessidade de interpretar a sociedade brasileira se propagou entre os intelectuais do país (FERNANDES, 1958). Fonte: FERNANDES, F. A etnologia e a Sociologia no Brasil. São Paulo: Editora Anhambi, 1958. Dito isso, assinale a alternativa que representa a ordem social vigente no contexto citado
Respostas
O senhorio, era o principal modelo de arrendamento de terras, que se tornou "necessário" assim que viram a expansão da colônia. Das alternativas da questão, a que mais se encaixa é a E), segundo vemos:
- a. feudal
- b. liberal
- c. socialista
- d. medieval
- e. senhorial
A servidão no Brasil teve origem em leis portuguesa
O Brasil colônia e até mesmo alguns de seus subsequentes, passaram pelo processo de divisão de terras, compras, negociações e afins. Sendo um desses processos, o senhorio.
O feudo havia se extinguido com o surgimento da idade moderna, com a queda do império de Roma. O liberalismo não chegava às colônias, visto que o pacto colonial era algo que beneficiava as metrópoles. O socialismo surge mais tarde, no final do século XIX.
O período medieval, é algo tipicamente europeu, em se tratando de um acontecido naquela região por eventos típicos e propiciados pela época. Além de que, acaba-se também com a queda do império de Roma.
Para conferirmos a questão completa sobre o senhorio, podemos ler: https://brainly.com.br/tarefa/38501809
Para lermos mais a respeito do senhorio: https://brainly.com.br/tarefa/38501809
Para lermos sobre o pacto colonial: https://brainly.com.br/tarefa/2506545
#SPJ4
Resposta: SENHORIAL
Explicação:
CORRIGIDA