Após o grupo ter chegado a um consenso, é, então, a sua vez. Para concluir a atividade e garantir que todos tenham compreendido corretamente, você deve apresentar a tabela devidamente preenchida, com as atividades adequadamente associadas às diferentes etapas componentes do processo de gerenciamento de riscos.
Respostas
Resposta: Resposta:
Comunicar e consultar: informar e consultar as partes internas e externas envolvidas em cada etapa do processo de gestão de riscos e em relação ao processo como um todo.
Estabelecimento de contextos: Estipular o contexto interno, o externo e o da gestão de riscos, bem como os critérios em relação aos quais riscos serão avaliados e a estrutura da análise.
Identificação de riscos: Identificar conjunturas, combinações de conjunturas e estados de um sistema que possam levar a um episódio indesejável.
Análise de riscos: Identificar e analisar os riscos e controles existentes. Envolve determinar o nível de risco, considerando as consequências potenciais, da ocorrência e da probabilidade dos eventos.Avaliação de riscos: Quantificar os riscos por meio de sua probabilidade e das possíveis consequências expressas em danos pessoais, materiais ou financeiros, para que sejam tomadas decisões quanto à extensão, natureza e prioridade das ações necessárias para mitigação desses eventos indesejados.
Tratamento de riscos: Elaborar e colocar em prática estratégias e plano de ação referentes aos riscos detectados, com o intuito de aumentar os benefícios e outros potenciais.
Monitorar e revisar: Monitorar e, caso necessário, proceder as modificações necessárias para garantir a melhoria contínua do processo. Esta fase monitora a eficácia de todas as etapas do processo de gestão de riscos.
Explicação: Infográfico.
Padrão de resposta esperado
Resposta: Comunicar e consultar
Desenvolver planos para que os envolvidos e responsáveis pelo processo de gestão de riscos possam compreender os fundamentos sobre os quais as decisões são tomadas.
Estabelecer contexto
Estabelecer escopo e critérios para o processo de gerenciamento de riscos, incluindo fatores, como nível de risco aceitável, metas, responsabilidades e metodologias necessárias, levando em consideração os objetivos da organização e o seu ambiente (interno e externo).
Identificar o risco
Identificar as fontes de riscos, os eventos e suas causas e consequências potenciais, buscando antever o que pode acontecer e como pode acontecer.
Analisar o risco
Examinar as causas e as fontes de risco, suas consequências positivas e negativas e suas probabilidades de ocorrência, permitindo mensurar os riscos de forma quantitativa e/ou qualitativa.
Avaliar o risco
Oferecer suporte à tomada de decisão, com base nos riscos já examinados e mensurados, comparando o nível de risco encontrado durante a análise com o definido pela empresa e estabelecendo prioridades para tratamento.
Tratar o risco
Definir estratégias para atuação frente aos riscos, o que inclui identificar, avaliar, selecionar, preparar e implementar ações, levando em consideração aspectos, como o custo envolvido em cada uma delas.
Monitorar e revisar
Acompanhar e analisar criticamente o processo de gerenciamento de riscos, analisando informações, mudanças, acontecimentos e gerando conhecimento por meio dessas verificações, registrando os resultados apurados e reportando-os a todos os envolvidos.
Explicação: