Dentro da Estatística, existem formas diversas de analisar um conjunto de dados, a depender da necessidade em cada caso. Imagine que um treinador anote o tempo gasto por cada um de seus atletas a cada treino de corrida e, depois, observe que o tempo de alguns de seus corredores está apresentando variação considerável, o que pode resultar em derrota em uma competição oficial. Nesse caso, é interessante que o treinador tenha algum método para verificar a dispersão entre os tempos de cada atleta. Uma medida de dispersão que permite identificar a distância em que os tempos de cada atleta estão de um valor médio é obtido por:
Respostas
Resposta:"Dentro da Estatística, existem diversas formas de analisar um conjunto de dados, a depender da necessidade em cada caso. Imagine que um treinador anote o tempo gasto por cada um de seus atletas a cada treino de corrida e, depois, observe que o tempo de alguns de seus corredores está apresentando considerável variação, o que pode resultar em derrota em uma competição oficial. Nesse caso, é interessante que o treinador tenha algum método para verificar a dispersão entre os tempos de cada atleta.
É claro que a Estatística tem a ferramenta adequada para esse treinador! A variância é uma medida de dispersão que permite identificar a distância em que os tempos de cada atleta estão de um valor médio. Suponha que o treinador registrou em uma tabela os tempos de três atletas após realizarem o mesmo percurso em cinco dias diferentes
Explicação passo a passo: "João → xJ = 63 + 60 + 59 + 55 + 62 = 299 = 59,8 min.
5 5
Pedro → xP = 54 + 59 + 60 + 57 + 61 = 291 = 58,2 min.
5 5
Marcos → xM = 60 + 63 + 58 + 62 + 55 = 298 = 59,6 min.
5 5"
"De acordo com os cálculos da variância, o atleta que apresenta os tempos mais dispersos da média é o Marcos. Já Pedro apresentou tempos mais próximos de sua média do que os demais corredores."
Resposta: cálculo de variância
Explicação passo a passo: