• Matéria: Administração
  • Autor: noetochimbire9832
  • Perguntado 3 anos atrás

João é treinador de judô de um projeto no contraturno escolar em um colégio no município em que reside. Certo dia, Helena, uma aluna teve uma lesão no ombro e teve que ficar dois meses sem treinar. Ao retornar para os treinamentos, Júlia apresentou uma reação psicológica. Ela não participava mais das atividades pelos motivos das lesões, e ainda dizia "meu ombro dói, eu não consigo". Neste sentido, qual classificação de reação psicológica Júlia apresentou?


Anônimo: ASSESSORIA ACADÊMICA MJ--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------TRABALHOS- ASSESSORIA ACADÊMICA MJ--------------------------------------------------------------------------------------------------------------MARCOS JOSÉ SOU PROFESSOR - ATIVIDADES, MAPAS E ESTÁGIOS. SOU PROFESSOR Á MAIS DE 6 ANOS, GARANTIA E SEGURANÇA.
TEL. 7 5 9 8 8 9 7 2 2 7 4 TÁ SEM TEMPO PARA FAZER AS ATIVIDADES, CUIDO DO SEU STUDEO TAMBÉM.
Estudanteonlinehome: Alternativa 1:
Perda de identidade.

Respostas

respondido por: DaySun
2

Com base no texto apresentado, é possível afirmar que Júlia, ao não querer mais participar das atividades do judô, pelo motivo da lesão em seu ombro, está tendo uma reação psicológica de perda de identidade. (Alternativa 1)

Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre perda de identidade.

O que é perda de identidade?

A perda de identidade remete a um momento de mudança, que pode ser marcado internamente pela própria pessoa ou por uma circunstância externa, no caso por uma lesão. São situações que trazem incerteza e ansiedade.

Geralmente se relacionam a momentos importantes da vida, como casar, ter filhos, trabalhar ou problemas com saúde. Acontece uma reformulação dos temas vitais, pode ser por algo positivo ou negativo que ocorre na vida.

No caso da questão, a crise parte de uma situação concreta, algo negativo, com a lesão do ombro que levou a um problema de saúde.

A identidade é desenhada pelo contexto em que se encontra a pessoa em diferentes planos, e se trata de um questionamento geral diante das mudanças da vida. A perda da identidade não é um transtorno nem uma desordem, mas pode levar a algum deles.

O problema das crises de identidade não está relacionado aos pensamentos ou sentimentos em si, mas em se prender a estes problemas e fazer muitos rodeios em torno deles, no caso da questão com a negativa em participar dos treinamentos. Passa-se a ser contraproducente e, se não for tratado, pode levar a depressão ou a outras desordens psicológicas.

Complemento do enunciado da questão:

João é treinador de judô de um projeto no contra turno escolar em um colégio no município em que reside. Certo dia, Helena, uma aluna teve uma lesão no ombro e teve que ficar dois meses sem treinar. Ao retornar para os treinamentos, Júlia apresentou uma reação psicológica. Ela não participava mais das atividades pelos motivos das lesões, e ainda dizia “meu ombro dói, eu não consigo”. Neste sentido, qual classificação de reação psicológica Júlia apresentou? Alternativas

Alternativa 1: Perda de identidade. (correta)

Alternativa 2: Medo e ansiedade.

Alternativa 3: Falta de confiança.

Alternativa 4: Redução do desempenho.

Alternativa 5: Necessidade de pausa.

Saiba mais sobre crise de identidade em: https://brainly.com.br/tarefa/27533232

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares