Desde a década de 1990, o uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) tem aumentado em proporções mundiais. Várias PICs podem ser usadas para a desmedicalização. As virtudes destas, podem e devem ser exploradas para minimizar a medicalização, mas isso depende dos terapeutas e do uso que fazem delas. Elaborado pelo professor, 2022. Considerando todas as informações apresentadas sobre as PICs, palestra e artigos, avalie as afirmações a seguir: I. Em relação ao mercado, as PICs incluem produtos amplamente comercializados, disponibilizados ao público, comprados e vendidos abertamente. II. Nem todas as PICS são de tradição milenar. As milenares não são propriamente interdisciplinares, a não ser talvez pela inexistência de disciplinas (como as concebemos hoje) em sociedades de séculos atrás. III. Com o envelhecimento populacional, há maior proeminência de doenças crônicas e o apelo à prevenção e promoção. A medicalização da prevenção é um processo avançado que gera demanda adicional aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), já que prevenir doenças é uma das suas tarefas. IV. No Brasil, o texto da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) facilitou generalizações insustentáveis. No primeiro parágrafo do capítulo 2 da PNPIC, há identificação das PICs com o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o saber acadêmico chamam de "medicina tradicional, complementar e integrativa" ou "medicina alternativa e complementar"
Respostas
respondido por:
0
Podemos considerar sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que a asserção II é a única que apresenta uma proposição verdadeira, diante disso a alternativa correta é a 1.
As Práticas Integrativas e Complementares do SUS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são definidas por:
- Da sigla PICS;
- Constituem recursos terapêuticos;
- Função de prevenção de doenças, assim como recuperar a saúde do cidadão;
- Estão presentes nos pontos de Atenção de Saúde;
- É melhor aceito, apresenta grande envolvimento e maior participação na Atenção Primária;
- Aprovadas pela Política Nacional de Práticas integrativas e Complementares do SUS (PNPIC).
Logo, podemos considerar que essas práticas são extremamente importantes, visto que atendem uma grande parte da população, desempenhando papel acolhedor, preventivo e do cuidado à saúde do indivíduo de modo global.
Entenda mais sobre as PICS aqui:
brainly.com.br/tarefa/18918838
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás