Respostas
No Brasil colonial a principal fonte de riqueza que deu um período de grande prosperidade durante os séculos XVI e XVIII foi a plantação da cana-de-açúcar.
Período da Plantação de Açúcar nos Séculos XVI e XVIII
Durante o Brasil colonial, a principal atividade comercial entre os séculos XVI e XVIII será a plantação da cana-de-açúcar. Essa atividade teve suas bases firmadas no Nordeste, e teve um grande apoio da Coroa portuguesa com o investimento nas unidades produtivas conhecidas como "engenho".
A montagem da empresa açucareira no Brasil teve como resultado uma grande lucratividade do produto no mercado externo europeu, e também rendeu uma grande oferta de crédito com os holandeses, que também participavam da comercialização do produto.
O sistema açucareiro entrou em declínio apenas no século XVIII quando ocorreu a expulsão dos holandeses do Nordeste, ainda no século XVII, e a concorrência do açúcar antilhano resultou no fim do ciclo do açúcar e o início da atividade mineradora.
Exploração do Açúcar
A atividade açucareira acontecia através do sistema agrícola conhecido como plantation. Onde existia a presença de grandes plantações da cana-de-açúcar nos latifúndios através da mão de obra escrava.
Saiba mais sobre "Período da Plantação de Açúcar nos Séculos XVI e XVIII" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39095113
#SPJ4