Logo após o descobrimento do Brasil, mesmo de forma precária, as ações de saúde já foram iniciadas na colônia. A transmissão de doenças nesse período era crescente, pois as condições de higiene eram precárias, com isso muitas epidemias surgiram e providências foram tomadas a respeito dessa situação com a criação de estratégias, leis e departamentos para a melhoria das condições de saúde e de vida da população.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. A Lei Eloi Chaves, em 1923, criou as caixas de pensão que se transformaram em institutos, como o Instituto de Aposentadoria e Pensão (IAP), para que a classe trabalhadora pudesse receber assistência em saúde.
II. Em 1930, foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, com a proposta de desenvolver o sanitarismo, a higiene industrial e assistência as crianças e suas mães.
III. Oswaldo cruz foi um médico sanitarista que marcou as ações de prevenção e imunização no país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Sobre a melhoria das condições de saúde e de vida da população logo após o descobrimento do Brasil, é certo dizer que resposta correta é a alternativa 3.
Explicação:
- I - A Lei Eloy Chaves foi criada com o objetivo que cada companhia ferroviária do país criasse uma caixa de aposentadorias e pensões (CAP), o departamento seria incumbido de recolher a contribuição do patrão e a dos funcionários e pagar o benefício aos aposentados e pensionistas. Logo em 1923 as empresas instituíram as CAPs.
- II - Oswaldo Cruz foi um grande sanitarista da saúde pública no Brasil. Ele ficou conhecido por atuar na análise de diversas epidemias, propondo a criação de soros e vacinas.
Entenda mais sobre saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/48115195
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás